Ultrassonografia: Para que serve o Ultrassom
PARA QUE SERVE A ULTRASSONOGRAGIA? EXAME DE ULTRASSOM
Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a Ultrassonografia – Saiba para que serve o Ultrassom.
EM RESUMO: O que o exame de ultrassom serve para mostrar inflamações em tendões, chamado de tendinites, inflamações nas bursas, chamado de bursites, possíveis lesões e rupturas em tendões e alguns ligamentos, lesões musculares e obstruções de vasos nos casos de trombose e embolias, tanto em artérias quanto em veias.
Esse artigo te explica ainda:
- Para que o exame serve e suas indicações dentro da ortopedia
- O que podemos ver no exame
- Quais são os riscos e complicações
- Como o exame funciona
Para que serve o Ultrassom?
Para que serve e o que faz o exame de ultrassom e suas indicações
O ultrassom é indicado para ver inflamações em tendões (chamado de tendinites), inflamações nas bursas (chamado de bursites), possíveis lesões e rupturas em tendões e alguns ligamentos, lesões musculares e obstruções de vasos nos casos de trombose e embolias, tanto em artérias quanto em veias.
O que podemos ver no Exame de Ultrassonografia
A ultrassonografia consegue ver tendões, músculos, bursas (que são bolsas de líquido que ficam entre os tendões e ajudam no deslizamento entre um tendão e outro), alguns ligamentos e vasos (artérias e veias).
Nessas estruturas pode-se ver se elas estão inflamadas, lesionadas, degeneradas ou rompidas. No caso dos vasos, o ultrassom mostra se tem algum problema no fluxo arterial ou venoso e se os vasos estão entupidos. Isso é chamado de obstrução e pode acontecer por um trombo, por exemplo.
Podemos ver também órgãos abdominais como o fígado, baço, rins, entre outros. Pode-se também ver se tem água no pulmão ou no abdômen. Nesse caso não usamos muito na ortopedia, então não vamos falar sobre essas indicações no artigo.
Como o exame de Ultrassonografia funciona
O exame é bem simples e não costuma doer. O aparelho de ultrassom é composto por um transdutor que passamos no paciente e um monitor que vemos a imagem do exame. O transdutor emite ondas sonoras (ultrassônicas), que devido à frequência não é possível escutá-las. Essas ondas batem nas estruturas e voltam para o transdutor produzindo uma imagem característica do exame. É como se fosse um sonar daqueles que vemos em filmes de guerra para ver se tem um navio próximo. O princípio é o mesmo.
A imagem gerada no aparelho depende da:
– estrutura a ser visualizada no exame (tendão, bursa, ligamento)
– da velocidade da onda e sua frequência
– da posição do transdutor.
Para melhorar essa imagem e tornar mais fácil a movimentação do aparelho e das ondas utilizamos gel no local.
O fluxo dos vasos é avaliado pelo efeito Doppler, que consegue ver o fluxo de sangue saindo ou chegando da veia e da artéria. Qualquer diminuição do fluxo por um trombo, espasmo do vaso, ou obstrução pode ser identificado com esse exame, mas não é sempre que se pode visualizar essas alterações.
Risco e Complicações do Exame de Ultrassom (Ultrassonografia)
O ultrassom é um exame simples, barato e que não oferece os riscos da radiação ao paciente como o raio x, a cintilografia e a tomografia computadorizada, por exemplo. Apesar disso, ainda tem alguma limitações:
1 – A primeira é que é um exame que depende de quem faz, ou seja, pode ter variação no resultado dependendo do médico que realiza o exame.
2 – A segunda tem relação com a anterior, pois a ultrassonografia depende de um treinamento e um tempo para ser realizada por um médico experiente e depende de um treinamento adequado para ser realizada.
3 – A terceira é que não são todos os locais que têm acesso a um aparelho de ultrassonografia que normalmente é caro. Porém, atualmente já existem alguns aparelhos que podemos utilizar o transdutor sem fio e transmitir a imagem no smartphone.
4 – A quarta é que o exame não é capaz de ver todos os tipos de lesões em tendões e ligamentos e nem em todas as regiões do corpo. Para os exames que não são conclusivos ou deixam dúvidas, a ressonância Nuclear magnética é uma boa opção de exame para esclarecer o diagnóstico.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
OMBRO FORA DO LUGAR – Informações importantes
8 Riscos da Cirurgia em Ortopedia
Rompeu o ligamento do joelho? Leia
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre Para que serve o Exame de Ultrassonografia, também chamado de Ultrassom? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691