Meu nome é Marcelo Damado, e sou médico. Nesse post vou explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber se teve uma Ruptura Ligamentar. Ou seja, se Rompeu o Ligamento do Joelho.

Neste artigo que fala de Ruptura do ligamento do joelho, vou explicar: a função, estrutura, como acontece a lesão e o que fazer caso você tenha rompido os ligamentos do joelho.

Em resumo, de forma bem direta: A principal função de qualquer ligamento é a estabilidade da articulação. Mantê-la  firme e possibilitar um movimento normal e sem dor.

Temos um artigo que explica de forma genérica sobre Função e Ruptura dos Ligamentos. No final desse post deixarei o link.

Então nesse artigo focaremos mais no caso do Joelho.

FUNÇÃO DO LIGAMENTO DO JOELHO

A principal função de qualquer ligamento é a estabilidade da articulação. Mantê-la firme e possibilitar um movimento normal e sem dor.

Uma vez que os ligamentos do joelho foram rompidos ou lesionados, ele começa a falsear, causando dores e quedas frequentes devido a perda da função.

A ESTRUTRA – LIGAMENTO DO JOELHO

O joelho tem 4 principais ligamentos que unem o fêmur à tíbia.

Os principais ligamentos são os ligamentos cruzados anterior e posterior. A função deles é impedir que o joelho se desloque para frente ou para trás”.

Os outros 2 ligamentos são chamados Ligamentos Colateral Medial e Ligamento Colateral Lateral e impedem o deslocamento lateral do joelho.

COMO ACONTECE A RUPTURA DO LIGAMENTO DO JOELHO

A lesão dos ligamentos do joelho é muito comum em pacientes jovens, principalmente atletas. 

Acidentes de carro e moto também podem causar lesões ligamentares, normalmente mais sérias com mais de um ligamento lesionado e até mesmo com fraturas.

O Ligamento que é rompido com mais frequência é o Cruzado Anterior.

Acontece normalmente com uma torção do corpo sobre o joelho quando a pessoa muda de direção repentinamente. Pode-se escutar um estalo ou clique durante o movimento e a pessoa tem muita dor, acompanhada de um inchaço bem grande do joelho.

O QUE FAZER – RUPTURA DO LIGAMENTO DO JOELHO

Nesses casos é importante procurar assistência médica imediata, pois é muito comum acontecerem lesões associadas à ruptura do ligamento: como fraturas, lesões em meniscos e lesões nas articulações.

Na emergência um raio-x sempre deve ser feito para verificar se há fraturas. 

Além disso, uma punção na articulação também pode ser feita com o objetivo de aliviar a dor em caso de edema muito grande. Nesse procedimento coloca-se uma agulha dentro do joelho e retira-se o líquido. Se esse líquido articular for vermelho, significa que tem sangue dentro da articulação. Há mais de 80-90% de chance de ser uma ruptura do ligamento cruzado anterior, devido ao  sangramento dentro da articulação. Mas também pode significar fratura intra-articular, lesão do menisco e lesão da cartilagem.

A ressonância nuclear magnética é o principal exame para diagnosticar a ruptura ligamentar e lesões associadas do menisco e outros ligamentos, além de fraturas da cartilagem do joelho. 

TRATAMENTO – RUPTURA DO LIGAMENTO DO JOELHO

Na fase aguda, é feito repouso com imobilização com uma tala ou órtese para o joelho, medicação com analgésicos e anti-inflamatórios e reavaliação em 7-10 dias para confirmar se o joelho está (frouxo).

O tratamento das lesões ligamentares do joelho dependem da idade do paciente, do tipo de lesão, da presença de lesões associadas e dos recursos disponíveis para o médico. 

CIRURGIA – RUPTURA DO LIGAMENTO DO JOELHO

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior são normalmente realizadas através de cirurgia por artroscopia com uma reconstrução de um novo ligamento. A cirurgia e a reconstrução de um novo ligamento é indicada porque com o tempo e o joelho frouxo, há um maior movimento de osso com osso e um maior desgaste da articulação. O que leva a um desgaste precoce do joelho em até 10 anos.

A cirurgia deve esperar pelo menos de 3-4 semanas do dia da lesão para evitar uma complicação chamada artrofibrose, que é uma rigidez ligamentar causada pela cirurgia precoce. Isso torna o joelho do paciente duro e sem movimento. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que esperar esse período de tempo para operar diminui a ocorrência e torna o procedimento mais seguro.

A artroscopia é feita com 2 furos de 1 cm em cada lado do joelho. Os furos são feitos através de uma câmera e outro portal com pinças especiais que olham dentro da articulação e possibilitam ver a lesão, para operar dentro da articulação sem fazer uma incisão (corte) grande. Isso permite um retorno mais rápido às atividades, menos dor no pós operatório, cicatrização mais rápida e melhor recuperação.

A reconstrução do ligamento é feita através de um enxerto, que é uma parte de outro ligamento,  tendão da própria pessoa ou de cadáver. Os enxertos mais utilizados para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior são o tendão semitendinoso, grácil e quadríceps e o ligamento patelar.

Cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso é importante conversar com o seu médico sobre a sua cirurgia e o passo a passo.

Lembrando que a fisioterapia no pós-operatório é muito importante para o retorno das suas atividades e recuperação.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Gostou? Então outros posts que podem te ajudar:
O Que Significa ROMPER os LIGAMENTOS
MENISCO – 6 coisas IMPORTANTES

Ficou alguma dúvida sobre Ruptura do Ligamento do Joelho ou Lesão Ligamentar? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73