O QUE É O VALGO FEMORAL E COMO ESSA ANORMALIDADE AFETA O QUADRIL?

SAIBA O QUE É O VALGO FEMORAL E COMO AFETA O QUADRIL.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é o valgo femoral e como afeta o quadril.

EM RESUMO: O valgo femoral é uma condição comum de desenvolvimento que afeta a orientação da cabeça femoral dentro do acetábulo, resultando em uma posição mais vertical em comparação com a horizontal encontrada em quadris considerados normais. Este artigo explora as características do valgo femoral, seus efeitos na amplitude de movimento e as implicações musculares associadas.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a Órtese Fast Fix, clique aqui.

Esse artigo te explica sobre:

  • Características Anatômicas do Valgo Femoral
  • Efeitos na Amplitude do Movimento
  • Implicações Musculares do Valgo Femoral
  • Diagnóstico
  • Considerações Finais

 

valgo

Características Anatômicas do Valgo Femoral

Primeiramente, em um quadril considerado normal, o ângulo do colo do fêmur em relação à diáfise varia entre 125 a 135 graus. Quando esse ângulo excede 135 graus, caracteriza-se como valgo femoral. Como resultado, o trocanter maior assume uma posição mais inferior ao centro de rotação do fêmur, reduzindo o deslocamento do trocanter maior.

A posição vertical da cabeça femoral no valgo femoral influencia diretamente a amplitude de movimento no quadril. Durante a abdução, a subcobertura da face lateral do acetábulo permite uma maior amplitude de movimento, facilitando a abertura das pernas ou a execução de movimentos de abdução mais amplos.

Efeitos na Amplitude de Movimento

Além disso, enquanto a abdução pode ser beneficiada pela orientação vertical da cabeça femoral, a adução pode ser comprometida. A posição vertical pode levar a um impacto precoce da diáfise proximal do fêmur contra a borda cabular, resultando em uma redução na amplitude de movimento durante a adução. A subcobertura cabular lateral desempenha um papel nesse processo, aumentando a carga estática nas bordas da face superior do acetábulo durante a carga axial.

Implicações Musculares do Valgo Femoral

Ademais, a deformidade em valgo afeta predominantemente os músculos com pontos de inserção femoral lateral, incluindo o tensor da fáscia lata e o grupo muscular glúteo. A orientação vertical da cabeça femoral altera a tração desses músculos, aumentando a tensão em suas posições de repouso. Essa mudança na dinâmica muscular pode resultar em complicações e desconforto, especialmente quando a carga sobre essa área é aumentada.

Ainda, os estabilizadores dinâmicos do quadril ficam mais engajados por períodos prolongados para compensar a perda de cobertura do acetábulo. Isso cria uma sobrecarga estática e compromete as forças da estabilidade estática da camada funcional do quadril.

Diagnóstico

Outrossim, o valgo femoral é comumente identificado por meio de radiografias anteroposteriores, permitindo a medição do ângulo colo-diáfise do fêmur. Vale ressaltar que essa condição pode ser congênita ou adquirida após fraturas do colo do fêmur ou fraturas trans-trocanterianas, onde a redução em valgo pode ser mais pronunciada, dependendo da natureza da fratura.

Considerações Finais

Por fim, compreender o valgo femoral é essencial para avaliar as implicações na mobilidade e nas estruturas musculares associadas. O diagnóstico preciso e a consideração das características individuais são fundamentais para desenvolver abordagens de tratamento adequadas e promover uma qualidade de vida ótima para aqueles afetados por essa normalidade de desenvolvimento.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Terapia com Ondas de Choque
Fisioterapia com Ondas de Choque

Anatomia da coluna – Saiba onde pode doer
Exame de Eletroneuromiografia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Valgo Femoral? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73