COMO FUNCIONA A APLICAÇÃO DA TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE?

SAIBA SOBRE COMO FUNCIONA A APLICAÇÃO DA TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como funciona a aplicação da terapia por ondas de choque.

EM RESUMO: A terapia por ondas de choque tem se destacado como uma alternativa eficaz para o tratamento de diversas condições ortopédicas e musculares. No post de hoje falaremos como funciona a aplicação, portanto, acompanhe até o final para esclarecer suas dúvidas.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a Órtese Fast Fix, clique aqui.

Esse artigo te explica sobre:

  • Decisão pela Terapia de Ondas de Choque
  • Preparação para a Sessão
  • Entendendo as Ondas de Choque
  • Cuidados Pós Aplicação
  • Possíveis Efeitos Colaterais
  • Número de Sessões Recomendadas

 

terapia

Decisão Pela Terapia de Onda de Choque

Primeiramente, o paciente que busca a terapia por onda de choque geralmente enfrenta dores crônicas, tendinopatias persistentes, artroses ou lesões musculares prolongadas. É importante destacar que a terapia por onda de choque pode ser uma ferramenta eficaz, mas raramente é a única solução. Em muitos casos, é necessário complementar o tratamento com fisioterapia, reabilitação e fortalecimento muscular.

Preparação Para a Sessão

Além disso, ao decidir pela terapia, o paciente é aconselhado a usar roupas confortáveis, ideais para sessões de fisioterapia ou academia. Trazer exames anteriores, se disponíveis, ajuda o profissional a direcionar o tratamento de maneira mais específica. Sendo assim, o terapeuta, então, avalia e decide a área alvo para a aplicação das ondas de choque.

Entendendo as Ondas de Choque

Ademais, apesar do nome, a terapia por onda de choque não envolve choques elétricos e sim impulsos mecânicos aplicados na área afetada. Embora possa causar algum desconforto, os pacientes relatam que é tolerável. A sessão em si é relativamente curta, durando entre 5 a 10 minutos, dependendo da área a ser tratada.

Cuidados Pós Aplicação

Outrossim, após a terapia, alguns pacientes podem experimentar um aumento temporário da dor nas primeiras 24 horas, especialmente se a intensidade da aplicação for alta. Para aliviar esse desconforto, são recomendados analgésicos comuns, como paracetamol. Importante ressaltar que o uso de anti-inflamatórios não é aconselhável, pois a terapia por onda de choque busca estimular o processo inflamatório natural.

Possíveis Efeitos Colaterais

É normal observar a formação de pequenos hematomas no local da aplicação, dependendo da intensidade dos pulsos. Esse efeito é esperado e costuma ser discutido previamente com o paciente.

Número de Sessões Recomendadas

Por fim, para condições ortopédicas, geralmente são indicadas de três a seis sessões, aplicadas semanalmente. O número exato dependerá da gravidade da condição e da resposta do paciente ao tratamento.

Em resumo, a terapia por onda de choque é uma opção viável para muitos pacientes que buscam alívio rápido e eficaz para dores musculares e ortopédicas. No entanto, é crucial compreender que ela é parte de um plano de tratamento mais abrangente, envolvendo cuidados adicionais para garantir resultados duradouros e a recuperação completa do paciente. Esteja sempre em sintonia com as orientações do profissional de saúde para maximizar os benefícios dessa inovadora abordagem terapêutica.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Terapia com Ondas de Choque
Fisioterapia com Ondas de Choque
Anatomia da coluna – Saiba onde pode doer
Exame de Eletroneuromiografia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Como Funciona a Aplicação da Terapia por Ondas de Choque? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73