CUIDADOS ESSENCIAIS AO TOMAR CORTICOIDES E SEUS EFEITOS COLATERAIS

SAIBA SOBRE CUIDADOS AO TOMAR CORTICOIDES E EFEITOS COLATERAIS.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre cuidados ao tomar corticoides e efeitos colaterais.

EM RESUMO: Os corticoides são conhecidos por sua eficácia e acessibilidade, sendo frequentemente prescritos para diversas condições médicas. No entanto, é crucial estar ciente dos riscos associados ao uso prolongado desses medicamentos, apesar de sua relativa baixa despesa.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a Órtese Fast Fix, clique aqui.

Esse artigo te explica sobre:

  • Riscos Conhecidos do Uso Prolongado de Corticoides
  • Efeitos Adversos
  • Impacto Econômico e Alternativas
  • Recomendações para o Uso Consciente de Corticoides
  • Considerações Finais

 

corticoides

Riscos Conhecidos do Uso Prolongado de Corticoides

Primeiramente, diversas revisões sistemáticas anteriores destacaram a ligação entre o uso prolongado de corticoides e uma variedade de reações adversas no corpo. Essas incluem, mas não se limitam a, aumento do risco de fraturas, infecções e sangramento gastrointestinal.

O cenário se complica quando os corticoides são utilizados a longo prazo, pois isso pode inibir a consolidação óssea, interferir na resposta imunológica e gerar efeitos colaterais como hipertensão, catarata, distúrbios gastrointestinais, entre outros.

Efeitos Adversos

Além disso, efeitos adversos comumente associados à exposição prolongada a corticoides incluem complicações metabólicas, como ganho de peso e diabetes tipo 2. Além disso, a relação entre a dose e a duração do tratamento está diretamente ligada ao risco de eventos adversos, embora ainda precise ser quantificada de maneira mais precisa.

Impacto Econômico e Alternativas

Ademais, o impacto econômico do uso prolongado de corticoides é significativo, com custos elevados relacionados a complicações graves que exigem atenção hospitalar. Embora as doses tenham diminuído ao longo dos anos, os efeitos adversos persistem, indicando a necessidade de uma mudança na prática médica.

É fundamental considerar alternativas e abordagens mais modernas para minimizar os riscos. Novos medicamentos, como ácido hialurônico e terapias específicas, podem oferecer alívio sintomático sem os efeitos adversos associados aos corticoides.

Recomendação Para o Uso Consciente de Corticoides

Outrossim, se você está atualmente utilizando ou considerando o uso de corticoides, é imprescindível consultar seu médico. O desmame gradual, sob supervisão médica, é a abordagem apropriada para interromper o tratamento. Parar abruptamente pode desencadear reações adversas e prejudicar seu sistema metabólico.

Considerações Finais

Por fim, a utilização de corticoides a longo prazo deve ser cuidadosamente avaliada, pesando os benefícios e os riscos associados. Esteja atento aos sinais de alerta, como a necessidade constante do medicamento, e busque alternativas mais seguras quando possível.

A saúde é uma prioridade, e decisões informadas, juntamente com a orientação médica, são essenciais para garantir uma abordagem eficaz e segura no tratamento de condições médicas.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Terapia com Ondas de Choque
Fisioterapia com Ondas de Choque

Anatomia da coluna – Saiba onde pode doer
Exame de Eletroneuromiografia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Cuidado com Corticoides? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73