O QUE É VARO FEMORAL E COMO ESSA ANORMALIDADE AFETA O FÊMUR?

SAIBA O QUE É VARO FEMORAL E COMO ESSA ANORMALIDADE AFETA O FÊMUR.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre varo femoral e como afeta o fêmur.

EM RESUMO: O varo femoral, uma normalidade do desenvolvimento, resulta em um ângulo reduzido da diáfise do colo do fêmur, onde este último é orientado na cavidade acetabular em uma posição mais horizontal, ao contrário do valgo femoral. Em um quadril normal, o ângulo do colo do fêmur em relação à diáfise é de 125 a 135º, enquanto em um quadril em varo, esse ângulo é inferior a 125º, e em um quadril em valgo, é superior a 135º.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a Órtese Fast Fix, clique aqui.

Esse artigo te explica sobre:

  • Características do Varo Femoral
  • Implicações Clínicas do Varo Femoral
  • Diagnóstico e Tratamento
  • Considerações Finais

 

varo

Características do Varo Femoral

  1. Cobertura Estrutural Excessiva: A posição mais horizontal do fêmur pode resultar em uma cobertura estrutural excessiva da bacia em relação à cabeça do fêmur.
  2. Posição do Trocanter Maior: O trocanter maior fica em uma posição mais superior em relação ao centro de rotação da cabeça femoral, aumentando o deslocamento lateral.
  3. Redução da Amplitude de Movimento: A posição horizontal da cabeça femoral pode levar a uma redução geral na amplitude de movimento durante a flexão do quadril, rotação interna e abdução.
  4. Impacto Extra articular: O varo femoral é uma forma extra articular de impacto, onde a própria articulação não é afetada. O impacto contínuo nos tecidos moles pode resultar em uma resposta inflamatória crônica e artrose.

Implicações Clínicas do Varo Femoral

  1. Mudança na Localização do Trocanter Maior: Com a mudança na localização do trocanter maior, os músculos laterais, como o glúteo médio e mínimo, perdem uma vantagem mecânica, tornando-se menos eficientes e com menor força.
  2. Compensação Muscular: Para compensar a redução da amplitude de movimento, os tendões dos músculos abdutores podem ficar predispostos à sobrecarga ou lesão, levando a tendinopatias.
  3. Impacto na Banda Iliotibial: A banda iliotibial é esticada devido à cabeça lateral mais horizontal e ao aumento do deslocamento lateral, causando irritação nas bursas e potenciais bursites.
  4. Dor e Perda de Movimento: Pessoas com varo femoral frequentemente apresentam dor e perda de movimento, especialmente durante a abdução passiva do quadril.

Diagnóstico e Tratamento

Ademais, o varo femoral é identificado principalmente por meio de radiografias Antero posteriores, que medem o ângulo da diáfise do colo do fêmur. Além disso, pode ser congênito ou pós-traumático, dependendo da natureza da deformidade. Dessa forma, pacientes com deformidade em varo, especialmente associada ao legg calve perthes, podem experimentar impacto secundário extra articular do trocanter maior.

Considerações Finais

Por fim, embora seja uma normalidade do desenvolvimento, pode ter implicações significativas na biomecânica e na saúde do quadril. Portanto, o diagnóstico precoce, a compreensão das implicações clínicas e a abordagem personalizada para o tratamento são essenciais para minimizar o impacto negativo dessa deformidade e garantir uma qualidade de vida adequada para os pacientes afetados. Sendo assim, a colaboração estreita entre pacientes e profissionais de saúde é fundamental para um manejo eficaz do varo femoral e suas complicações potenciais.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Terapia com Ondas de Choque
Fisioterapia com Ondas de Choque

Anatomia da coluna – Saiba onde pode doer
Exame de Eletroneuromiografia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Varo Femoral? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73