GESSO TORTO – ESTÁ CORRETO OU MÉDICO ERROU?
Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva porque algumas fraturas, especialmente no punho, do rádio distal, ficam com o gesso torto. Muitos pacientes me perguntam se por acaso ficou errado ou se não deveriam trocar. Saiba mais sobre porque o gesso é feito dessa forma.
EM RESUMO: Sim, está correto. O gesso com aparência de torto, é uma das técnicas para corrigir uma fratura e se chama ”Gesso com desvio”. Mas entenda porque isso é feito:
- Por que o gesso fica torto?
- Quanto tempo você terá que ficar com o gesso
- Quais os tipos de fraturas que costumam ficar com o gesso torto?
Gesso Torto: Está correto ou médico errou?
Por que o Gesso fica torto?
Essa posição é comum para o tratamento de fraturas do rádio distal, no punho. Mas atenção, não são todas as fraturas do punho que são tratadas assim!
O gesso fica assim porque utiliza os tendões e ligamentos, que quando esticados mantém os ossos alinhados corretamente, de maneira que o osso consolide/cole certo. Esse princípio chama-se de Ligamentotaxia.
Se o punho ficasse com o gesso reto, o osso colaria torto ou em uma posição não adequada podendo trazer prejuízos para o paciente no futuro. Por isso mantemos o gesso assim, ”torto”.
Quanto tempo você terá ficar com Gesso Torto
Normalmente o gesso que vai da palma da mão até acima do cotovelo fica no paciente por 4 semanas. Depois troca-se por um gesso no antebraço abaixo do cotovelo por mais 2 semanas, totalizando 6 semanas de imobilização com o gesso.
Após esse período o paciente inicia a reabilitação com fisioterapia.
Quais os tipos de fraturas que costumam ficar com o gesso torto?
Outras fraturas também podem ser tratadas com gesso com desvio, como fraturas do maléolo lateral que acontecem no tornozelo.
As lesões do tendão de aquiles, também conhecido como tendão calcâneo, são imobilizadas com um gesso ou uma tala com desvio, chamado em equino, em que o pé do paciente fica apontado para baixo como você pode ver na figura.
Esse desvio é importante porque aproxima as pontas do tendão rompido. Essa imobilização pode ser utilizada temporariamente até o paciente operar ou então como tratamento definitivo, corrigindo o pé gradualmente até o tendão cicatrizar. Mas Isso é feito em casos específicos e não vamos entrar em detalhes aqui.
Resumindo, para cada situação e lesão específica a imobilização também tem uma posição ideal que nem sempre é a normal e essa aparência de gesso torno está sim correto para alguns tipos de fraturas.Então o médico não errou!!! Conversar é importante, se você tiver dúvidas pergunte ao seu médico.
Procure uma Segunda Opinião Médica
Outra coisa interessante de se fazer é procurar uma segunda ou terceira opinião para o tratamento, principalmente se você foi diagnosticado com algum problema de saúde que necessita de cirurgia.
Existem diversas maneiras para obter uma outra opinião médica. Por exemplo, você pode se consultar com vários médicos ou procurar empresas que sejam especializadas em proporcionar essa segunda opinião médica.
Precisa de ajuda?
Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:
1- Confirmação de diagnóstico
2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:
3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Quanto TEMPO ficar com o GESSO?
TIREI O GESSO! E AGORA?
O que fazer se o GESSO COÇAR
A DIFERENÇA ENTRE GESSO E TALA
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre Por que o Gesso fica torto? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691