A Diferença entre GESSO e TALA

Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva a diferença entre gesso e tala.

EM RESUMO:  Tala é quando a imobilização não envolve totalmente o membro, funcionando como uma espécie de calha. Já o gesso é quando envolve toda a circunferência do membro. O tempo de utilização da tala normalmente é menor que o do gesso, mas depende do tipo de lesão. E por fim, tala é utilizada para o tratamento de fraturas menos graves ou como o tratamento inicial das lesões mais graves.

GESSO e TALA:

Primeiro, tanto a tala, quanto o gesso utilizam atadura gessada para serem feitos. Essa  atadura é um rolo com gesso que ao ser molhado, fica mole, podendo ser moldada no formato desejado de acordo com a função pretendida e o objetivo especifico do tratamento e depois de colocada ela endurece e fica com o aspecto que você conhece.

diferença entre gesso e tala

TALA

Chamamos de tala, quando o gesso apenas serve de apoio e não envolve totalmente o membro, funcionando como uma espécie de calha. Essa calha de gesso é envolvida por uma atadura de pano para prender o gesso no membro e fazer a imobilização.

tala de gesso

Além de gesso, a tala pode ser de alumínio, muito comum para a imobilização de dedos, ou de outros materiais utilizados para o transporte de emergência.

tala de alumínio

TALA: Função e Indicação

Independente do material, o princípio e a utilização são iguais: A tala tem a função de imobilizar a articulação e o membro, não deixando o paciente movimentar.

Pode servir para melhorar a dor do paciente ou como tratamento de algumas fraturas mais simples em que o osso não foi completamente rompido. E até no tratamento inicial de fraturas mais graves, em que pode haver um inchaço muito grande da parte fraturada.

Diferença de Tempo de TALA x GESSO

O tempo de utilização da tala normalmente é menor que o do gesso, mas depende do tipo de lesão. A tala pode ser utilizada por 1 semana antes do tratamento com gesso por exemplo.

GESSO

Já o gesso é quando envolve toda a circunferência do membro.

diferença ente gesso e tala

O gesso é utilizado para o tratamento das fraturas há mais de 200 anos, pois consegue manter o osso no lugar através de pontos de pressão e pode ser utilizado em muitas situações.

Quando colocar o gesso

É muito comum utilizar o gesso para o tratamento de fraturas do punho, mais especifico do rádio distal, fraturas do antebraço em crianças, entre outros casos.

Cuidados Gesso e Tala

Os cuidados com gesso e a tala são parecidos. Ou seja: não se deve pisar e deve-se cuidar para não quebrar nem bater. Evitar molhar e sujar.

Também é importante lembrar que tanto o gesso quanto a tala devem utilizar um algodão ortopédico. Esse material é colocado  na pele do paciente antes de por a imobilização, porque ele deixa uma superfície bem fofa e acolchoada. E isso é importante porque quando o gesso seca ele endurece e pode machucar a pele.

Atenção com A Diferença entre GESSO e TALA

Um ponto importante é que com o tempo, a atadura da tala pode ir ficando frouxa e pode precisar trocar. Já o gesso não fica frouxo, mas pode ficar solto após a melhora do inchaço do braço ou perna do paciente. Isso faz com que seja necessário voltar ao médico e trocar e gesso ou a tala.

Pelo artigo de hoje é isso. Nesse post eu expliquei a diferença entre gesso e tala.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Outros posts que podem te ajudar
Quanto TEMPO ficar com o GESSO?
O que fazer se MOLHAR ou QUEBRAR o GESSO
TIREI O GESSO! E agora?
Gesso – Vantagens e Desvantagens
O que fazer se o GESSO COÇAR

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre a diferença entre gesso e tala? Deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima.

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73