Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar quanto tempo você deve ficar com o GESSO.

Um dos tratamentos mais comuns e populares das fraturas é o tratamento com gesso. Como ficar com o gesso pode ser um pouco desconfortável, uma das primeiras coisas que um paciente pensa ao colocar é: ”Quanto tempo devo ficar com o gesso”

O tempo médio que o paciente deve permanecer com o gesso é de 6 a 8 semanas, que é o tempo médio para cicatrização do osso, ou seja, para o osso colar.

Mas depende…

Isso pode variar com o tipo de fratura, idade do paciente e com o próprio paciente (doenças e hábitos), que podem fazer com que a cicatrização aconteça mais rápido ou devagar.

Fraturas incompletas, que fraturam somente uma parte do osso cicatrizam mais rápido que fraturas que são completas. 

Localização da fratura

De forma geral a localização das fraturas influencia no tempo que você vai ficar com o gesso, isso porque a composição do osso é diferente nas extremidades e no meio.

quanto tempo ficar com o gesso
Composição óssea na extremidade e meio

Fraturas nas pontas dos ossos, ou seja, perto da articulação podem demorar mais para colar do que fraturas no meio do osso.

Se osso sustenta peso, uma fratura na perna (tíbia por exemplo) precisa de mais tempo para formar uma cicatrização melhor e voltar à função já que ele sustenta parte do peso do corpo, do que uma fratura de um osso que não sustenta peso como o osso do braço (úmero) por exemplo.

Em crianças há uma cicatrização mais rápida do que em idosos, fazendo com que às vezes o tempo de imobilização e gesso na criança seja menor, podendo ser de até 3 semanas para determinada fratura.

Pode demorar mais

O diabetes, cigarro e algumas medicações como anti-inflamatórios prejudicam a cicatrização do osso. Essas doenças e hábitos devem ser controlados pelo paciente para melhorar a cicatrização e não causar atraso, o que pode fazer com que o paciente precise ficar mais tempo com o gesso.

Quando vejo que o osso já ”colou”?

A cicatrização do osso com gesso acontece através da formação do calo ósseo que é visto na radiografia. Quando podemos ver essa formação de calo significa que a fratura já está cicatrizada. Ou seja, já é rígida e dura o suficiente para reabilitação e utilização.

quanto tempo ficar com o gesso
Calo ósseo
quanto tempo ficar com o gesso
Formação do calo ósseo radiografia

 

Lembrando que o processo de regeneração do osso pode levar até 2 anos. Cuidados devem ser tomados para que não haja uma nova queda, pois há um risco de fraturar novamente no mesmo lugar, principalmente em crianças.

Tirei o gesso. Acabou?

O tratamento não termina após a retirada do gesso, pois ele causa um enfraquecimento dos músculos e dos ossos da parte que foi envolvida, além de rigidez da articulação com diminuição dos movimentos. Por isso é importante realizar a fisioterapia após a cicatrização da fratura e retirada do gesso.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas. A COMPETENCE – Segunda Opinião Médica em Ortopedia – fornece:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre quanto tempo ficar com o gesso? Deixe um comentário que eu te respondo.

Outros posts que podem te ajudar:
A Diferença entre GESSO e TALA
O que fazer se MOLHAR ou QUEBRAR o GESSO
TIREI O GESSO! E agora?
Gesso – Vantagens e Desvantagens
O que fazer se o GESSO COÇAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73