Fratura do Fêmur – Por que Operar
Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva porque se deve operar a fratura do fêmur, como era o tratamento antigamente e porque a cirurgia é tão importante na recuperação do paciente.
EM RESUMO: Uma fratura do fêmur pode deixar o paciente de cama por muitos dias. E ficar acamado não só é muito desconfortável, como pode gerar uma série de outras complicações para o corpo. Além disso, a cirurgia permite uma maior precisão para o realinhamento correto do osso.
Fêmur
O osso do fêmur é o maior osso do corpo e fica na coxa.
Ele é muito importante para podermos nos locomover e andar. Por isso, uma fratura nesse osso significa limitação para a mobilidade do paciente, tanto na cama quanto para sentar ou andar.
Por que Operar Fratura do Fêmur
- A cirurgia permite maior precisão para realinhar o osso no lugar;
- Melhorestabilidade;
- Possibilita que o paciente volte a se movimentar mais rapidamente
- Atualmente, é portanto o tratamento de escolha para a grande maioria das fraturas do fêmur.
Como era feito antes – Fratura do Fêmur
Antigamente o tratamento das fraturas do fêmur era realizado com um gesso que envolvia toda a bacia, a coxa e a perna do paciente, como você pode ver na figura. Esse tratamento ainda é utilizado em crianças menores de 2 anos. Nos adultos Não é mais utilizado devido ao incômodo causado, à dificuldade de manter o contato com o osso, dificuldade com a higiene do paciente e as desvantagens de estar acamado com risco de trombose venosa, embolia pulmonar, pneumonia, entre outras desvantagens.
Para tentar facilitar a higiene do paciente, surgiu o tratamento com tração esquelética. Como você pode observar na figura é um tratamento que passa um fio no osso do paciente e o mantém tracionado (puxando) com um peso. Isso alinha o osso e o deixa em uma posição para colar. Entretanto, esse tratamento ainda não resolve o problema da permanência do paciente na cama e suas complicações como te expliquei agora há pouco.
Para melhorar esse problema surgiram os procedimentos cirúrgicos para o tratamento das fraturas de fêmur e esse é o por que operar fratura do fêmur.
Fratura do fêmur – Voltar a se movimentar o mais breve possível
Existem diversos implantes, que são placas, hastes e parafusos os quais são utilizados em diferentes tipos de fratura. Independente da cirurgia realizada e do tipo de implante, ela tem como objetivo principal permitir que o paciente possa se movimentar no leito logo no primeiro dia de pós operatório. podendo sentar e até ficar em pé e dar alguns passos com o andador dependendo do implante e da estabilidade garantida pelo mesmo.
Isso é tão relevante, pois diminui o risco do paciente permanecer acamado, principalmente em idosos e adultos.
Quando o paciente fica em uma cama, aumenta o risco de trombose venosa, embolia pulmonar, pneumonia, infecção urinária e lesão de pressão (conhecido como escaras ou úlceras de pressão). Tudo isso complica o quadro clínico do paciente e pode causar até a sua morte.
Resumindo: por que operar fratura do fêmur
Portanto, a cirurgia para fraturas de fêmur é o tratamento escolhido por tudo isso que eu te expliquei e o ideal é que ela seja realizada o mais rápido possível para evitar essas complicações. Entretanto, depende do estado clínico do paciente para a realização da cirurgia, como doenças preexistentes, idade do paciente, alergias medicamentosas, outras lesões associadas e outros.
Pelo artigo de hoje é isso. Nesse post eu expliquei porque operar a fratura do fêmur.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Precisa de ajuda?
Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:
1- Confirmação de diagnóstico
2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:
3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.
Outros posts que podem te ajudar
Diferença de LUXAÇÃO CONTUSÃO e FRATURA
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens
Os 8 Riscos da Cirurgia de Ortopedia
A Diferença entre Órtese e Prótese
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre Por Que Operar Fratura do Fêmur? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691