Cirurgia Ortopédica: Vantagens e Desvantagens. Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva as principais vantagens e desvantagens de se optar por cirurgia em ortopedia.

Além disso, nesse post, eu vou dar dicas práticas para te esclarecer o que o especialista em ortopedia leva em consideração para recomendar ou não a cirurgia em ortopedia.

EM RESUMO: nesse post vamos falar sobre as vantagens e desvantagens em se optar pela cirurgia na ortopedia no tratamento das fraturas.

Antes de entrar nesse assunto, quero te lembrar que eu já fiz um post falando sobre os fatores que os médicos ponderam para recomendar ou não uma cirurgia e quais as situações que costumam ser padrão, ou frequente, a recomendação cirúrgica.

Clique aqui para acessar esse artigo.

Começando: se compararmos a cirurgia a outros tratamentos como tala ou gesso, a cirurgia proporciona mais VANTAGEM nos seguintes quesitos:

VANTAGENS DA CIRURGIA

1- A cirurgia restaura a anatomia óssea, ou seja, permite que o osso volte ao seu lugar e fique alinhado de maneira mais parecida com a original antes da fratura.

2 –  A cirurgia permite a movimentação e fisioterapia mais rápido (em alguns casos até pisar)

Pois com o gesso, o membro fica imobilizado por semanas. Optando pela cirurgia, o problema é corrigido e mais rapidamente e o paciente pode se movimentar e complementar o tratamento de reabilitação com a fisioterapia. 

3 – Outra vantagem é que a cirurgia diminui a perda de massa muscular. Ou seja, por permitir, na maioria dos casos que o paciente volte a se movimentar com mais rapidez, os músculos voltam a ser estimulados e assim há menor diminuição da massa muscular.

4 – Retorno mais rápido às atividades

5 – Na maioria dos casos não há o desconforto da necessidade da imobilização.

6-  Dependendo da região da fratura, como no quadril, por exemplo, ela facilita a higiene pessoal. 

Resumindo, muitas das vantagens estão associadas a velocidade maior da recuperação e maior precisão na reconstrução da anatomia.

Bom, falamos das vantagens em se optar por cirurgia, agora vou te explicar as desvantagens:

DESVANTAGENS

1 -Risco da anestesia. Durante a anestesia o paciente pode ter reações aos remédios utilizados, podendo ter desde reações alérgicas até parada cardiorrespiratória.

2 – Risco da cirurgia – a própria cirurgia pode agravar as doenças já existentes do paciente. Por exemplo, um paciente com pressão alta, ao operar, pode sangrar e sobrecarregar o coração. O que pode causar um infarto ou até mesmo a sua morte durante a cirurgia.

3 – Perda sanguínea e necessidade de receber transfusão de sangue durante ou depois da cirurgia

4 – Risco de infecção. Esse risco é inerente a qualquer procedimento, e pode acontecer tanto durante como após a cirurgia.

5 – Risco da fratura não cicatrizar. Mesmo operando, em alguns casos a fratura pode não cicatrizar. Isso pode ser causado por uma indicação inadequada do material ortopédico utilizado, incapacidade do cirurgião de reconstruir a fratura, infecção por fraturas expostas ou pelo procedimento, entre outras causas.

6 – Risco de falha de material, ou seja, quando o material quebra.

Quando fazemos uma cirurgia em ortopedia, muitas vezes o ortopedista coloca hastes, placas, e outros materiais. É raro, mas pode acontecer deles se romperem e trazer uma série de danos ao paciente. Esse problema acontece após a cirurgia, em que não há cicatrização do osso. 

desvantagem da cirurgia
Falha (quebra) do material ortopédico

7- Risco de material doloroso –  que é quando o material utilizado na cirurgia causa dor, sendo necessário às vezes um outra cirurgia para retirada do mesmo. Pode acontecer do paciente não se adaptar e haver necessidade de uma outra cirurgia. 

8 – Necessidade de outras cirurgias para corrigir complicações.

9 – Possibilidade de dor pôs operatória e dor crônica devido à cirurgia.

De uma forma geral, os últimos estudos mostram que em casos de: fraturas do quadril, fraturas nas articulações e fraturas de fêmur a cirurgia é na grande maioria dos casos a opção que traz mais benefícios aos pacientes.

Outras fraturas como no ombro e no punho ainda existe bastante debate e controvérsias em relação ao resultado, então muitos ”pormenores” devem ser avaliados e levados em consideração pelo médico.

Para tomar a decisão entre operar e não operar, todos esses aspectos devem ser levados em consideração e discutidos entre o paciente e o médico.

Tudo é colocado em uma balança e deverá ser individualizado para cada paciente, cada fratura e também deve-se levar em consideração a qualidade dos materiais ortopédicos, que são as placas, hastes e entre outros, que estão disponíveis, pois podem fazer diferença no resultado final.

Pelo artigo de hoje é isso. Nesse post eu expliquei as principais vantagens e desvantagens em se optar pela cirurgia na Ortopedia.

Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário que eu te respondo.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Outros posts que podem te ajudar
MATERIAL ORTOPÉDICO – O que saber
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Os 8 Riscos da Cirurgia de Ortopedia
Fratura do Fêmur – Por que Operar
A Diferença entre Órtese e Prótese

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre as Vantagens e Desvantagens da Cirurgia Ortopédica? Então deixe um comentário que eu te respondo.

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73