PARA QUE SERVE A RADIOGRAFIA: EXAME DE RAIO X
Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o exame de Radiografia, mais conhecido como Raio X ou RX.
EM RESUMO: O exame de Raio X (radiografia) para o ortopedista mostra o osso, se ele está quebrado, o formato anatômico do osso, se tem desgaste da articulação, o alinhamento do membro e dá algumas dicas de algumas lesões ligamentares de acordo com o tipo da fratura.
Esse artigo te explica ainda:
- Para que o exame serve e suas indicações
- O que podemos ver no exame
- Como o exame funciona
- Quais são os riscos e complicações
Para que serve a Radiografia?
O que podemos ver no Exame de Raio X
É um exame simples e barato que permite ver os ossos dos pacientes e se há edema (também conhecido como inchaço) na partes em volta do osso. Isso foi uma revolução no diagnóstico e tratamento das fraturas no século passado.
Além de ver os ossos, o rx também é utilizado em outras especialidades para avaliar o tórax e o abdomen, em relação à presença de líquidos, gás, ar, entre outras alterações.
Para que serve o Raio X e suas indicações
As radiografias na ortopedia servem para avaliar se há fratura no osso. Ou seja, se ele quebrou, ou se tem uma luxação. (Que é quando o osso sai do lugar em uma articulação.)
Na emergência ele é solicitado quando o paciente tem uma história de torsão ou quando a pessoa bateu uma parte do corpo. Resumindo, se o paciente caiu e bateu e tem uma suspeita de fratura, é necessário a realização do rx.
Em casos crônicos, podemos ver alterações nos formatos dos ossos, que podem provocar dor e outras doenças, avaliar o alinhamento e desvio dos membros inferiores ou superiores e avaliar o grau de desgaste das articulações (artrose).
Normalmente a primeira avaliação começa com uma consulta médica. Nela o médico vai conversar com você para entender o que aconteceu, depois vai te examinar e após isso solicitar uma radiografia.
Como o exame de Radiografia funciona
Agora que você já sabe o que dá para ver e quando o rx é indicado, vou te falar como ele funciona. Esse exame foi descoberto em 1895 na Alemanha e revolucionou a ortopedia moderna. Principalmente com o avanço da tecnologia e a possibilidade de utilizar a imagem durante a cirurgia em tempo real.
O raio x utiliza radiação ionizante, que emite um raio que atinge o osso. Uma parte desses raios passa e outra não, formando uma imagem no filme e possibilitando ver o osso, que aparece em branco. Existem muitos mais detalhes técnicos, mas de forma simplificada é assim.
Risco e Complicações do Exame de Raio X (Radiografia)
O raio x utiliza radiação ionizante. Por isso, ele pode causar alterações no dna, câncer e até queimaduras na pele quando expostos a uma dose alta e a um longo prazo. Atualmente, com as novas máquinas de radiografia, as doses de radiação têm diminuído bastante e para o paciente quase não apresenta risco. Esse risco é maior para profissionais da área da saúde, que devem sempre utilizar os equipamentos de proteção adequados.
Pacientes que estão grávidas devem evitar o exame durante esse período, principalmente nos primeiros 3 meses de gestação, em que o bebê está formando os seus órgãos.
Esse exame não vê ligamentos, meniscos, músculos, nervos e vasos.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Quanto TEMPO ficar com o GESSO?
TIREI O GESSO! E AGORA?
O que fazer se o GESSO COÇAR
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre o Exame de Raio X, também chamado de Radiografia? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691