Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre MATERIAL ORTOPÉDICO caso pense em ser operado.

Vou te explicar os principais tipos de material ortopédico usados na cirurgia de ortopedia, para que eles servem, as marcas consideradas ”superiores” e o que você pode fazer se for paciente de plano de saúde, SUS ou particular.

Tipos de material para cirurgia

Material ortopédico

Existem muitos tipos de materiais ortopédicos que são específicos para cada tipo de cirurgia. Eles são compostos de ligas metálicas que não causam reação biológica com o corpo humano.

Nesse artigo vamos falar dos materiais específicos para o tratamento das fraturas – Os chamados materiais ortopédicos.

Eles vão desde diferentes placas, parafusos e hastes que vão dentro do osso do paciente, até fios de cerclagem (que são arames) e fios lisos que servem para perfurar e segurar o osso em determinada posição. 

Material ortopédico
Fio de Cerclagem e Pino Liso

 

Cada material ortopédico tem um propósito e função específica.

Por isso, é interessante que você converse com o seu médico antes da cirurgia não só para saber sobre as possibilidades de tratamento bem como a escolha de cada material, as vantagens e desvantagens de cada um e o porquê da indicação de determinado material.

Os tipos mais comuns de parafusos usados em fraturas são:

Material ortopédico
Material ortopédico – parafusos

– Parafusos Corticais que são utilizados em ossos longos e placas;

– Parafusos esponjososos para as articulações

– Parafusos bloqueados para placas bloqueadas

– Parafusos Canulados com um furo no meio, onde é possível inserir um pino liso antes da inserção do parafuso se certificando que a sua posição está adequada. 

As placas e parafusos são utilizados normalmente para:

– Fraturas das articulações e extremidades dos ossos.

– Fraturas diafisárias – ou seja, fraturas que acontecem no meio dos ossos.

Existem diversos modelos de placas. E esses modelos variam de acordo com a função principal que essa placa vai exercer.

Como escolher uma placa – ortopedia

Material ortopédico
Material ortopédico – Placas

Os modelos mais usados de placa são:

– Placas Bloqueadas

– Placas de Reconstrução

– Placas de Compressão

– Placas de Neutralização

– Placas em Ponte.

 

O ponto principal na escolha da placa ideal para cada paciente e cada tipo de fratura é a estabilidade e a manutenção da posição do osso.

Ou seja, em resumo essa é a principal função da placa e os modelos diferem principalmente na forma como vão promover essa estabilidade e manutenção do osso no lugar.

Outro ponto de atenção na escolha na escolha da placa é o tamanho da incisão, ou seja, o tamanho do corte na sua pele e nos seus músculos que precisará ser feito para colocar a placa.

Em outras palavras, na hora de recomendar o uso de determinada placa, o médico avalia a melhor relação entre os seguintes aspectos: qual modelo proporcionará a maior estabilidade ao osso, a menor incisão (corte), menor perda sanguínea, melhor acesso ao foco da fratura e melhor consolidação do osso no futuro.

SOBRE AS HASTES – Ortopedia

Já as hastes são como canos que vão dentro do osso.

Sua principal vantagem é uma cirurgia minimamente invasiva, com pequenas incisões, pouca perda sanguínea, estabilidade imediata e mobilidade precoce, ou seja, depois da cirurgia você já pode movimentar a sua perna ou braço, e até mesmo pisar nos casos de hastes no fêmur e na tíbia.

Trata-se de um procedimento difícil, que exige experiência do médico e presença de intensificador de imagem (que é um RX especial) no centro cirúrgico.

Infelizmente não está disponível em todos os lugares do Brasil ainda. 

ortopedista
Material ortopédico – Haste

MARCAS – Material Ortopédico

Os materiais ainda diferem em relação ao fabricante.

Nosso intuito é te informar e passar nossa experiencia como profissionais da saúde.

O Blog Medicina Ortopédica não recebeu nenhum patrocínio nem incentivo de nenhum fabricante de material ortopédico, então aqui está exclusivamente a nossa opinião baseada na experiencia médica:

Normalmente, os materiais importados têm uma qualidade melhor em relação às marcas nacionais, atualmente.

As principais marcas importadas de material no trauma são a Zimmer, a Synthes e a Smith-Nephew.

É importante conversar com o seu médico sobre as possibilidade de tratamento, o material disponível que o plano de saúde autoriza, se existe outro material ou opção melhor que não está disponível, mas que você pode pagar por conta própria e qual o tratamento e material que o seu cirurgião indica e o porquê.

E aqui cabe uma ressalva: é muito comum que quando o paciente pode esperar um pouco para fazer alguma cirurgia, ele se consulte com mais de um médico. Saiba que esse é um direito do paciente, e você pode sim ficar com todos os seus exames.

Segunda Opinião Médica Profissional

Inclusive existem empresas que são especializadas em fornecer Segunda Opinião Médica.

Aqui no Brasil ainda é uma prática pouco conhecida, mas que cresce dia após dia. Nos Estados Unidos e Europa é bastante comum e as pessoas já estão familiarizadas. Se você quiser saber um pouco mais sobre como isso funciona, vou deixar um link no final do artigo. Clique para se informar melhor.

Inclusive, essas empresas de segunda opinião médica, além de entregar um laudo com as opções de tratamento que você tem, em casos em que a cirurgia é de fato o melhor caminho para o paciente, eles indicam até o tipo de material que deve ser usado.

A que tipo de Material Ortopédico você tem direito

– Se você é paciente do Sistema Único de Saúde, o SUS, infelizmente, nem sempre tem à disposição os melhores e mais modernos materiais disponíveis para o tratamento. Depende muito do município e do hospital.

Pela lei, não é possível pagar somente pelo material para realizar a cirurgia. Por exemplo, ser operado pelo médico do SUS, ficando em um hospital do SUS e apenas pagar à parte por algum outro material. Essa opção não existe caso você seja operado com SUS.

Então nesse caso não existe escolha de médico, hospital nem material.

A escolha de um material de qualidade superior pode sim influenciar no resultado final. Por isso, se você tem condição de pelo menos considerar fazer a cirurgia por outros meios, sugiro que converse com seu médico para saber se o material que será usado na cirurgia pode influenciar no resultado final e pergunte qual a melhor opção para o seu caso.

Não tenha receio de perguntar ao seu médico o que será feito, tire dúvidas sobre as suas limitações, quais são vantagens e desvantagens em fazer ou não fazer a cirurgia. 

– Por outro lado, se você for paciente do plano de saúde, você pode escolher qualquer médico conveniado. O seu plano de saúde costuma fornecer um material padrão para cirurgia. Se você tiver interesse poderá solicitar a troca do material possivelmente pagando a diferença de preço.

– Sendo paciente particular, a escolha é livre sendo a decisão tomada em conjunto com o médico e o paciente.

Outros posts que podem te ajudar
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens
Os 8 Riscos da Cirurgia de Ortopedia
Fratura do Fêmur – Por que Operar
A Diferença entre Órtese e Prótese

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. Inclusive sobre o tipo de material ortopédico mais recomendado. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Ficou alguma dúvida sobre Material Ortopédico a ser usado em cirurgia? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Para saber quem somos nós, clique nesse post: https://medicinaortopedica.com/quem-somos

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73