Meu nome é Marcelo Damado, sou médico.
‘Quebrei um Osso!’ Nesse post vou explicar de forma clara e objetiva 5 coisas que você deve fazer se Suspeita que quebrou algum osso.
Além disso, nesse post, eu vou explicar o que você deve observar e que atitudes tomar se suspeita que tenha fraturado algum osso, mas ainda não foi ao médico ou ao pronto socorro. Acho que Quebrei um Osso! O que fazer?
5 COISAS PARA FAZER IMEDIATAMENTE
1 – Primeira coisa, mantenha a calma, não se desespere e porque você ficar nervoso só irá piorar a sua situação atual.
2- Segunda, chame ajuda. ninguém faz nada sozinho, ainda mais machucado e com dificuldade de mobilidade. Se você estiver sozinho ligue para alguém te ajudar, primeiramente o resgate. Se estiver com alguém peça para essa pessoa ligar para o SAMU, número 192, se estiver em casa. Ou para os Bombeiros, número 193 em caso de acidentes na rua.
3 – Terceira: os membros devem ser imobilizados da maneira que conseguir. Pode ser com um papelão, um pedaço de madeira, um cabo de vassoura. O importante é deixar o membro estabilizado na maneira que se encontra. Não tentar alinhar, ou desentortar, nem nada do tipo. Apenas imobilize. Em caso de acidente grave se movimente o mínimo possível e espere o pessoal do resgate chegar para prestar os primeiros socorros.
4 – Quarta: não utilize o membro, não pise e não movimente. Quanto menos você mexer, menos dor você vai sentir. Além disso, quanto menos se movimentar menores as chances de piorar a lesão.
5 – Quinta: procure atendimento médico assim que possível, de preferência com um médico ortopedista. Caso não tenha um disponível, o médico responsável pelo atendimento irá encaminhar ou solicitar uma avaliação.
Como eu mencionei antes, é muito importante não mexer na fratura, pois qualquer movimento pode agravar a lesão, comprometer algum nervo ou vaso sanguíneo, ou mesmo terminar de romper a pele e transformar uma fratura fechada em uma exposta. Se for um acidente de carro ou moto não movimente a vítima. Não ofereça alimentos ou bebidas. Apenas espere a chegada do resgate.
COMO SABER SE QUEBREI UM OSSO?
Existe também o caso em que o paciente não percebeu na hora que se machucou que de fato fraturou o osso. Dependendo da forma como você se machuca a dor não é tão intensa e a pessoa continua a fazer o que estava fazendo e com o passar o tempo a dor vai ficando maior, ela percebe um inchaço, fica roxo. Enfim, isso costuma acontecer em práticas esportivas, atividades recreativas.
Seja como for, caso você bata, caia, ou se machuque de alguma forma, os sinais que você deve se atentar e procurar um pronto socorro ou um médico ortopedista é:
1- O local costuma ficar inchado.
2 – Também pode ficar Roxo
3- Você pode ter dificuldade para mexer ou pisar.
4 – Com o tempo ou na hora pode haver uma deformidade e o braço ou dedo por exemplo, pode parecer torto ou fora do lugar..
Nesses casos, você pode imobilizar, fazer uma compressa com gelo, e é recomendado buscar um pronto socorro para atendimento de urgência. Não tente mexer, nem colocar no lugar.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Precisa de ajuda?
Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:
1- Confirmação de diagnóstico
2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:
3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.
—
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre o que fazer caso suspeite que quebrou algum osso? Deixe um comentário que eu te respondo.
Outros posts que podem te ajudar
Como Aproveitar Melhor a Consulta Médica
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Punho ou Pulso – Qual o certo?