FRATURA DA ULNA SAIBA DE 2 TIPOS DE TRATAMENTOS
SAIBA DE 2 TRATAMENTOS PARA FRATURA DA ULNA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre 2 tratamentos para a fratura da ulna.
EM RESUMO: A ulna possui diferentes tipos de fraturas, sendo que cada tipo influência em uma diferente estratégia de tratamento. Dessa forma, os dois possíveis tratamentos podem ser feitos com cirurgia ou sem cirurgia, dependendo do desvio, do tipo e da angulação.
Esse artigo te explica sobre a fratura do radio e da ulna e como é o tratamento:
- Tipos de Fratura da Ulna
- Tratamento Sem cirurgia para a Ulna
- Tratamento com Cirurgia para a Fratura da Ulna
Tipos de Fratura da Ulna
A fratura isolada que acontece no meio da ulna por um trauma direto, pode ser causada por uma pancada por cassetete ou então quando você protege o seu rosto em um acidente de carro ou moto com o antebraço é chamada de fratura do cassetete. Assim, essa é uma fatura que ocorre no meio da ulna e só quebra esse osso.
A ulna faz parte do antebraço, ficando ao lado do osso do rádio. A fratura da Ulna causa dor e tende a deixa o antebraço um pouco torto, por isso, é normal sentir o osso movimentar e ter um estalo, causando sensação de desconforto.
O diagnostico pode ser feito com raio x, assim podendo verificar qual o tipo de fratura. Isso pois existem 3 principais tipos de fratura, e cada tipo possui seus determinados subtipos. Os 3 principais são:
- Simples: são fraturas com um traço só e que assim podem ter o formato em espiral, oblíquo ou reto (também chamada de transversa)
- Cunha: forma-se uma cunha ou asa de borboleta, podendo ser assim simples ou em mais de um fragmento
- Multifragmentar: forma-se uma fratura com mais de um traço de fratura ou mais de um fragmento.
Dessa forma, o tratamento vai variar de acordo com o tipo de fratura. Esses tipos de fraturas descritas são fraturas isoladas da diáfise da ulna e que existem outros tipos de fratura do antebraço.
Tratamento sem Cirurgia para Ulna
As fraturas tratadas sem cirurgia são aquelas que possuem menos de 10 graus de angulação e um desvio ósseo menor que 50% da espessura do osso. Nesse caso se utiliza uma tala por 4 semanas e depois substitui essa tala por uma órtese ulnar por uma média de 3 semanas. Portanto, nessas 6 semanas de recuperação, é importante manter o acompanhamento com sem médico e realizar as radiografias para ver se o osso continua alinhado e se está consolidando.
Tratamento com Cirurgia para Fratura da Ulna
As fraturas da ulna tratadas com cirurgia, são aquelas com mais de 10º graus de angulação e um desvio acima de 50% da espessura do osso. Além disso, tambem é feito com cirurgia caso seja fratura em cunha ou complexa, sendo a cirurgia feita com placas e parafusos. Portanto, normalmente o movimento já é liberado no dia seguinte da cirurgia, sendo. a média de não poder carregar peso de 6 a 8 semanas
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Radio e da Ulna – Qual o tratamento?
Como ocorre a consolidação óssea?
O 5 maneiras de o osso colar mais rápido
Cirurgia ortopédica – Vantagens e Desvantagens
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Quais são os 2 Tipos de Tratamento Para Fratura da Ulna? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617