PRINCIPAIS TIPOS DE FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL
SAIBA SOBRE 04 PRINCIPAIS TIPOS DE FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os principais tipos de fraturas do úmero proximal.
EM RESUMO: As fraturas do úmero podem ser classificadas em mais de 20 tipos. Porém, do úmero proximal é possível classificar em 4 principais tipos. Essa classificação é importante para definir a melhor estratégia de tratamento a ser tomada.
Esse artigo te explica sobre:
- Causas de fratura do úmero proximal
- Tipos de fraturas do úmero proximal
- Qual o objetivo do tratamento?
Causas de fratura do úmero proximal
Atualmente existem mais de 20 tipos de fraturas do úmero. Porém, existe uma logica no qual é possível ter 4 principais tipos de fraturas do úmero proximal.
A fratura na parte proximal do úmero é o tipo mais comum de fratura no úmero. As principais causas dela envolvem traumas diretos (acidentes automobilísticos e queda de altura), lesão durante a pratica de esportes e fratura comum em idosos da queda da própria altura. Assim, é possível ver que é uma fratura que envolve alta energia em pessoas mais jovens e um pouco menos em idosos.
Tipos de fraturas do úmero proximal
Então, o úmero proximal pode quebrar em 4 principais fragmentos:
- Tuberosidade maior
- Tuberosidade menor
- Cabeça do úmero
- Diáfise do úmero
Então, saiba que em uma fratura o osso não vai necessariamente quebrar nas quatro partes, pode variar as partes, com diferentes combinações e desvio dos graus desses fragmentos. Além disso, pode variar de acordo com a idade da pessoa, formato da fratura, grau de desvio e presença de doenças preexistentes. Assim, como base nessas informações é definido o tipo de tratamento específico para cada caso.
Existe uma classificação que leva em consideração o desvio da fratura, chamada classificação de Neer, sendo os graus:
- Grau 1: Pode ter 1 ou os 4 fragmentos, porém sem desvio.
- Grau 2: 2 fragmentos desviados.
- Grau 3: 3 fragmentos com desvio dos 3.
- Grau 4: 4 fragmentos com 4 desvios.
Além da fratura, podemos ter complicações como por exemplo o ombro sair do lugar, o que pode aumentar o nível de complexidade do tratamento, aumentando as chances de complicações e sequelas. Assim, a associação da fratura do ombro com o ombro saindo do lugar, é chamado de fratura-luxação.
Ainda mais, podem ter fraturas especiais que não se enquadram na classificação, sendo necessário parafusos e próteses especiais.
Qual o objetivo do tratamento?
O tratamento tem como um dos objetivos restabelecer a anatomia do úmero proximal, para que seja possível a movimentar sem sentir dor ou ter qualquer limitação de movimento que antes não havia. Então, para isso é necessário fazer toda a reconstrução óssea e dos tecidos moles como tendões e ligamentos. Então, com a liberação do médico no tempo devido, iniciar a fisioterapia para fortalecimento e ganho de movimento.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Cirurgia de Artroscopia do Joelho
Ruptura Ligamentar do Joelho
Artrose no Joelho
Crossfit: dor, lesão ou incomodo no joelho
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Os Tipos de Fraturas do Úmero Proximal? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617