INCHAÇO DEPOIS DA FRATURA DO TORNOZELO

SAIBA SOBRE INCHAÇO DEPOIS DA FRATURA DO TORNOZELO.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre inchaço depois da fratura do tornozelo.

EM RESUMO: Você quebrou o pé, a perna, punho ou fêmur e quando coloca o seu membro para baixo, logo depois dessa cirurgia, ou então depois que colocou o gesso, ele fica inchado, você ainda sente o lugar na sua fratura maior, com edema? Será que isso é normal? Leia o post até o final que eu vou tirar suas dúvidas.

Esse artigo te explica sobre:

  • Fratura
  • Diminuir o Inchaço

 

inchaço

Fratura

Primeiramente, uma das coisas que você vai ter após a fratura, depois que você operou ou tratou com gesso é inchaço no local onde você quebrou seja logo depois da cirurgia, depois de retirar o gesso ou depois de fazer as suas coisas do seu dia a dia quando você está voltando a fazer fisioterapia, voltando a trabalhar. Dessa forma, esse inchaço ocorre devido a lesão da fratura, além dos ossos quebrados, existem lesões de vasos sanguíneos e linfáticos, tal que pode provocar esse inchaço logo depois da sua fratura e durante a sua recuperação porque o retorno venoso e linfático ficam prejudicados pela lesão.

Além disso, existe o processo inflamatório que aumenta o inchaço com a chegada de nutrientes e proteínas que pioram depois da fratura e também depois da cirurgia, o que não há muito o que fazer, alguns remédios anti-inflamatórios podem ajudar na melhora do inchaço, mas atenção porque ele também pode prejudicar na consolidação do seu osso.

Ademais, outra coisa que contribui bastante para esse inchaço após a sua fratura é a imobilização da parte que foi fraturada, ficar parado também prejudica o retorno venoso e faz com que um lugar fique inchado, por isso, uma das melhores coisas para você melhorar o seu inchaço é o simples movimento da sua articulação, a contração dos músculos bombeia o sangue que está nas veias para o coração e isso diminui o inchaço, dessa forma, a fisioterapia e o movimento são muito importantes.

 

Diminuir o Inchaço

Resumindo, as quatro causas de inchaço depois de uma fratura é a própria fratura, a lesão dos vasos, a inflamação e a imobilização, portanto, para você melhorar essa condição você deve ter o tratamento adequado para sua fratura para seu osso consolidar e para você começar a movimentar o mais rápido possível assim que o seu médico liberar.

Antes de tudo, uma forma de diminuir esse inchaço é colocar o pé ou a mão no nível ou acima do nível da altura do coração, se ele ficar abaixo do nível principalmente nas primeiras semanas após a fratura, vai ficar com inchaço, é claro que você pode abaixar ele para ficar um pouco sentado, para comer, para fazer suas atividades, mas no momento de repouso é interessante deixar no nível ou acima do nível.

Além disso, se o seu médico já te liberou para movimentar, é importante que você comece a movimentar o mais rápido possível, quanto mais rápido você se movimentar, mais rápida será a recuperação e menos inchaço você vai ter, sempre respeitando a liberação do seu médico. Nesse sentido, as meias de compressão também podem te ajudar nessa recuperação.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Gesso na Perna: Por quanto Tempo?
Diferença de Contusão, Luxação e Fratura
GESSO – Vantagens e Desvantagens
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Inchaço Depois da Fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73