FRATURA DE CLAVÍCULA: QUANTO TEMPO DEMORA PARA O OSSO COLAR?
SAIBA QUANTO TEMPO DEMORA PARA O OSSO COLAR NO CASO DE FRATURA DE CLAVÍCULA.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o tempo para o osso colar nos casos de fratura de clavícula.
EM RESUMO: Você teve uma fratura de clavícula? Tem dúvida de quanto tempo seu osso vai demorar para colar ou quanto tempo você vai demorar para voltar a fazer atividade física ou esporte? então esse post é para você.
Esse artigo te explica sobre:
- Quais as opções?
- Quais os tratamentos?
Quais As Opções?
O osso da clavícula que liga o tórax ao ombro e o membro superior é muito importante por fazer essa conexão. Quando você tem uma fratura de clavícula, você pode ser tratado somente de forma conservadora, com uma tipoia, antigamente era muito comum. Atualmente, tem se visto que com a cirurgia em alguns casos e fraturas específicas ajudam o osso a ter maior índice de consolidação, ou seja, se você operar a chance do seu osso colar é maior, caso não opere, existe o risco de pseudoartrose do osso não colado.
Quais Os Tratamentos?
Primeiramente, as fraturas que podem ser tratadas conservadoramente, normalmente, podem ser tratadas apenas com tipoia, a tipoia em oito, que era utilizada antigamente, não traz nenhum benefício, e não altera o tempo de consolidação, por isso, atualmente usamos apenas a tipoia em média de 6 a 8 semanas até 12 semanas que é o tempo para o osso da clavícula consolidar. Portanto, o que vai definir melhor esse tempo de consolidação é a característica da fratura, a característica do paciente – se tem diabetes, fuma, tem alguma doença. Nos casos de tratamento conservador, alguns já podem ir tirando a tipoia para fazer fisioterapia e não perder tanto o movimento do ombro, em média em 2 a 4 semanas, mas isso também depende do tipo de fratura, por isso, é importante seguir as orientações do seu médico.
Além disso, nos casos de cirurgia, existem vários tipos de implantes que podem ser utilizados, mas o objetivo da cirurgia é restabelecer o movimento o mais rápido possível e a consolidação da fratura, então, a vantagem da cirurgia é fazer com que você movimente o seu braço no dia seguinte da cirurgia, já comece a fisioterapia movimentando todo o ombro, entretanto, cada caso é um caso, o seu médico vai te orientar da melhor forma. Uma coisa muito importante, se você operou, normalmente, você já pode movimentar o ombro, mas não significa que você pode carregar peso, pois, o implante não aguenta a carga. Por fim, a média de volta ao esporte é de 4 a 6 meses após a fratura, que é quando ocorre a consolidação total.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
QUANTO TEMPO DEMORA PARA O OSSO COLAR?
COMO SABER SE SEU OSSO ESTÁ COLANDO?
Gesso – Vantagens e Desvantagens
TIREI O GESSO! E agora?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Fratura de Clavícula? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617