COMO VOLTAR A ANDAR APÓS UMA FRATURA? PRECISA DE MULETAS? EXISTE UM JEITO CERTO?

SAIBA A MANEIRA CORRETA DE COMO VOLTAR A ANDAR APÓS UMA FRATURA 

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como voltar a andar após uma fratura, onde seu médico te liberou para poder pisar e de forma que você não prejudique o seu tratamento e possa voltar a ter uma vida normal, sem sequelas.

EM RESUMO: Para você voltar a andar da maneira correta após uma fratura, você passara por 4 fases, isso porquê é um processo feito de maneira gradual e com a ajuda das muletas. Esse processo vai de acordo com o peso do corpo que você pode colocar sobre a perna e a confiança que vai adquirindo durante a recuperação.

 

Esse artigo é dividido em 4 partes, onde cada tópico vai de acordo com uma frase que condiz com a fase do seu tratamento e a necessidade de muletas para voltar a andar após uma fratura. Com isso, podemos dizer que o seu tratamento é dividido nessas 4 frases:

  • ”Não pode pisar”
  • ”Pode Começar a pisar”
  • ”Pode colocar metade do seu peso na perna”
  • ”Pode colocar todo o peso na perna ”
  • 4 Orientações rápidas sobre como voltar a andar após uma fratura

Como voltar a andar com a muleta

Como voltar a andar após uma fratura: ”Não pode pisar”

Essa normalmente é a fase inicial do seu tratamento e o tempo que você não pode colocar o peso. Por isso, nessa fase você vai precisar de duas muletas e existem duas formas para você andar com elas. A primeira e mais comum é sem encostar o seu pé no chão, que normalmente é feito se você está com um gesso, tala ou bota ortopédica. Dessa forma, você vai apoiar todo o peso na muleta e o seu pé não vai encostar no chão.

Por outro lado, a segunda é encostando o pé no chão, e ainda assim apoiando todo o peso da muleta, porém fazendo todo o movimento da marcha com o pé, encostando o calcanhar, planta do pé e dedão no chão. Contudo, a maneira vai depender do seu tratamento e normalmente é utilizada no pós operatório de cirurgias do tornozelo.

”Pode começar a pisar”

Nessa fase você ainda vai precisar de duas muletas ou de um andador e vai gradativamente colocando o peso do seu corpo na perna e na muleta, fazendo o movimenta da marcha normal do seu pé e assim encostando no chão o calcanhar inicialmente, depois a planta do pé e em seguida o dedão. Depois, para completar o movimento, você vai desprendendo o calcanhar, a planta do pé e por último o dedo para dar o passo.

Essa fase pode ser feita com a bota ortopédica ou com um tênis, porém, isso vai depender do seu tratamento. Contudo, lembre-se que o peso fica sempre dividido entre a sua perna e a muleta, mas ainda assim é sempre um pouco mais na muleta. Contudo, é importante que você não sinta dor e saiba que é normal sentir alguns choques, formigamentos e sensação de queimação na planta do pé, assim como sua perna ficar inchada e vermelha ou roxa durante essa fase de tratamento. Portanto, não se preocupe, isso passa com o tempo e a fisioterapia.

”Pode colocar metade do seu peso na perna”

Essa é a fase mais importante e difícil no seu tratamento. Isso porquê você vai começar a pisar somente com uma muleta. Por isso atenção, a muleta sempre deve estar do lado oposto a perna ruim. Por exemplo, se você operou o tornozelo direito, a muleta deve ficar no seu braço esquerdo. Isso é muito importante para não sobrecarregar a sua coluna e assim você possa distribuir o peso da maneira adequada.

Durante todo o movimento a muleta acompanha o seu pé e você deve fazer todo o movimento da marcha encostando assim encostando no chão o calcanhar inicialmente, depois a planta do pé e em seguida o dedão. Depois, para completar o movimento, você vai desprendendo o calcanhar, a planta do pé e por último o dedo.

Normalmente as pessoas tem dificuldade de pisar com uma muleta só, e para conseguir de fato leva um tempo. Isso porquê parece que a sua perna vai falhar e não reponde. Portanto, não se preocupe, pois isso é normal em quem está há mais de 2 meses sem colocar o pé no chão. Por isso, caso você não consiga nas primeiras tentativas peça para alguém ficar no seu lado para te ajudar ou faça esse exercícios inicialmente em uma piscina até adquirir a confiança adequada.

”Pode colocar todo o peso na perna ”

Com o tempo,  você já vai estar pisando apensa com uma muleta vai adquirindo confiança para andar pequenas distancias em casa, como ir ao banheiro, a sala, a cozinha. Por isso, tudo tem um tempo e assim que o seu médico já te liberar das muletas, fazendo o treino com uma muleta só de maneira certa, com certeza você irá ter bastante facilidade para andar pequenas distancias.

O que pode acontecer é quando você sair de casa para ir ao mercado, ao shopping ou em alguma lugar que precise andar mais, talvez seja interessante que você leve a sua muleta para te dar um auxilio e um apoio maior até você estar 100%.

 

4 Orientações rápidas sobre como voltar a andar após uma fratura

  1. Você só pode pisar somente se o seu médico te autorizar.
  2. Você não volta a andar e pisar de uma hora para outra. Tudo isso é feito de maneira gradual com a ajuda das muletas. Portanto, você vai precisar de muletas.
  3. Você pode precisar de uma bota ortopédica ou então já pode pisar somente com o tênis. Isso vai depender da sua lesão e do tratamento que você está recebendo.
  4. Você vai precisar estar fazendo fisioterapia para fortalecer os músculos da perna ao mesmo tempo que volta a andar!

Caso você tenha interesse em marcar uma consulta comigo ou participar do meu programa completo de recuperação PÉ e TORNOZELO, acesse os links abaixo:

Especialmente desenvolvido para: Entorse / Fratura de Pé ou Tornozelo
Link da inscrição: http://segundaopiniaomedicabrasil.com.br/vendaspetornozelo

Se desejar uma consulta com o Dr Marcelo Damado agenda já:
http://www.segundaopiniaomedicabrasil.com.br/consulta

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Metatarso – Quais os tipos?
Fratura do 5º Metatarso – Como quebra e Como tratar?
Quanto tempo demora para o osso colar
Tirei o Gesso e agora?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Como Andar da Maneira Correta Após uma Fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73