QUAIS OS TRATAMENTOS EXISTENTES PARA BURSITE?
SAIBA QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS TRATAMENTOS PARA BURSITE
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os tratamentos para bursite.
EM RESUMO: Os tratamentos para a bursite vão depender do tipo da bursite. Os tipos podem ser tratamento para bursite pós-traumática ou aguda, tratamento para a a bursite crônica e tratamento para a bursite séptica. Os tratamentos variam, sendo possível uso de compressas de gelo, anti-inflamatórios, analgésicos, repouso e em ultimo caso a cirurgia.
Esse artigo te explica ainda:
- Tratamento para pós-traumática ou aguda
- Tratamento para a a bursite crônica
- Tratamento para a bursite séptica
Tratamentos para pós-traumática ou aguda
A Bursite Aguda Pós-Traumática pode ser causada após você bater o cotovelo ou ombro. Porém, não necessariamente precisa ter uma fratura para desenvolver a bursite e a sua inflamação, por isso pode ser apenas após uma batida simples de alguma articulação.
Normalmente esse tipo de Bursite Pós-Traumática é tratada sem cirurgia, com compressa gelada, elevação do membro, repouso relativo evitando grandes esforços e medicação (analgésicos e anti-inflamatórios). Ainda mais, boa parte das vezes não precisa imobilizar o braço ou a perna. Além disso, a aspiração da bursa pode diminuir a duração dos sintomas quando se tem uma bursite hemorrágica (com sangue dentro) ou com um inchaço muito grande da bursa.
Tratamentos para a a bursite crônica
A Bursite Crônica, que é causada por microtraumas ou por uso excessivo da parte doente. No entanto, ela pode ser tratada também sem cirurgia e com gelo. Além disso, também pode usar um enfardamento compressivo ou uma órtese para compressão da articulação e remédios analgésicos e anti-inflamatórios.
Existe também a possibilidade de uso de corticóides injetáveis diretamente na bursa inflamada. Entretanto, essa prática já foi muito utilizada e atualmente é preciso utiliza-la com cautela e acompanhamento médico. Portanto, já existem algumas evidências que contraindicam o uso desse tipo de tratamento devido a complicações como atrofia da pela, cronificação e piora do processo inflamatório, além do risco de infecção.
Porém, caso nenhum desses tratamentos resolvam, é necessário fazer a cirurgia com a retirada da bursa e parte do osso podem ser indicados. Contudo, o uso da cirurgia é um tipo de tratamento muito incomum, pois a maioria dos pacientes evoluem com um tratamento conservador se feito adequadamente.
A retirada da bursa é denominada bursectomia, ela pode ser feita com um corte na pela, que é então chamada de cirurgia aberta. Além disso, pode ser feita por vídeo, que se chama cirurgia endoscópica, na qual tem menor risco de complicação e tem uma recuperação mais rápida.
Contudo, existem mais de um tratamento possível para a bursite. Então, caso você tem dúvida sobre o melhor tratamento para o seu caso saiba que consultar uma segunda opinião médica é recomendado. Por isso, existem empresas especializadas nesse serviço com profissionais capacitados e prontos para te ajudar.
Tratamentos para a bursite séptica
Por fim, o último tipo de Bursite que é a Bursite Séptica. Essa bursite é causada por uma infeção por uma bactéria do local, especificamente na bursa. Portanto, o seu tratamento é feito com antibióticos e assim pode ou não ser realizada a bursectomia, porém dependendo do local e da gravidade da infecção.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exercícios para dor no nervo ciático
Bursite – O que é? Onde pode ocorrer?
Diferença de luxação, contusão e fratura.
Compressa Quente ou Fria? Gelo ou Calor?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Os Possíveis Tratamentos Para os Tipos de Bursite? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617