O QUE É HÉRNIA DE DISCO? QUAIS OS TIPOS?
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é uma hérnia de disco e por que cada tipo de hérnia causa diferentes complicações.
EM RESUMO: A hérnia é uma estrutura do corpo humano que esteja fora do lugar. A hérnia de disco por sua vez, é quando a parte do disco intervertebral sai e comprime as estruturas da coluna, como nervos e a medula. As hérnias podem ser abauladas, protrusas e sequestradas.
Esse artigo te explica ainda:
- O que é uma hérnia?
- O que é uma hérnia de disco?
- Quais são os tipos de hérnia de disco?
O que é uma hérnia?
Antes de tudo, uma hérnia no corpo humano é qualquer estrutura que esteja fora do lugar. Assim, existem hérnias em muitas partes do corpo como músculos, região inguinal que fica na virilha, coluna, abdômen e entre outros locais.
O que é uma hérnia de disco?
A hérnia de disco acontece no disco intervertebral que fica na coluna, assim como na imagem abaixo. Para que você entender melhor eu vou te explicar um pouco sobre como é a anatomia da coluna.
Antes de tudo, entre um corpo vertebral e outro existe o disco intervertebral. Esse disco faz a união entre os corpos dos ossos da coluna que se chamam vértebras. Desse modo os discos funcionam como amortecedores a contribuem para o movimento da coluna. Por isso, esses discos são formados por um disco fibrocartilaginoso e um núcleo, porém cada um com uma composição diferente.
Com o tempo e o envelhecimento, assim como o uso da coluna e as forças que atuam nela, esse disco vai ficando mais fraco e então até que uma hora o seu conteúdo sai para algum lugar fora do seu limite normal e assim formando a hérnia de disco. Por isso, essa hérnia pode comprimir estruturas em volta da coluna como a medula e raízes nervosas, e assim causando dor e outros sintomas que você pode sentir.
Contudo, esses sintomas dependem da região e do que exatamente a hérnia está comprimindo. Por isso, o tratamento também pode mudar de acordo com a região. Então, se você foi diagnosticado com hérnia ou outro problema ortopédico e tem dúvida em relação ao seu tratamento procure uma segunda opinião médica. Atualmente existem empresas especializadas para a emissão desta segunda opinião sem conflito de interesses.
Quais são os tipos de hérnia de disco?
As hérnia de disco podem estar presentes em três regiões da coluna vertebral, a região cervical, região torácica e a região lombar.
Provavelmente você já deve ter lido em algum exame de ressonância nuclear magnética sobre abaulamento, protrusão, extrusão e hérnia sequestrada. Esses nomes nada mais são do que o tamanho e a estrutura envolvida na hérnia.
O disco intervertebrais se localizam entre as vertebras, assim em condições normais, os discos possuem um anel fibroso e um núcleo pulposo. Porém, quando esse disco passa a sofrer deformações, ele pode então adquirir uma estrutura semelhante a um dos tipos de hérnias representadas abaixo:
- Hérnia Protrusa: O núcleo permanece intacto, porém uma pequena parte do disco fica para fora, se caracterizando uma protrusão. Esse é o tipo mais comum de hérnia e o início do processo dessa doença.
- Hérnia Extrusa: O núcleo agora está deformado e é como se formasse uma gota. Então, a estrutura do disco sai um pouco mais e por isso, esse estágio costuma doer mais e causar mais sintomas que o anterior.
- Hérnia Sequestrada: O Núcleo sofre maior deformação, fazendo com que o seu conteúdo vá para fora do anel.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: PRA QUE SERVE?
Devo Operar? Cirurgia Ortopedia
8 Riscos da cirurgia ortopedia
Como Aproveitar Melhor a Consulta Médica?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida se O Que é uma Hérnia de Disco? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’Amado – CRM SP 186691 – PR 44617