FRATURA DE PATELA – COMO É FEITO O TRATAMENTO COM O GESSO
SAIBA COMO É FEITO O TRATAMENTO COM GESSO DA FRATURA DE PATELA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é feito o tratamento com gesso da fratura de patela.
EM RESUMO: O tratamento com gesso para fratura de patela é indicado para alguns tipos de fratura, sendo que ela não pode apresentar desvio. Para isso, a imobilização é feita por aproximadamente 8 semanas.
Esse artigo te explica como voltar a andar depois da cirurgia ou do gesso:
- Quando o tratamento com o gesso é indicado?
- Como funciona o tratamento com gesso da patela?
- Quanto tempo em média você costuma ficar com o gesso?
Quando o tratamento com o gesso é indicado?
Sobretudo, o tratamento com gesso das fraturas de patela é indicado para alguns tipos de fraturas, como por exemplo fraturas transversas ou em estrela. Porém, é apenas indicada desde que não tenham desvio e tenham um bom contato ósseo, que significa que os pedaços de ossos estão juntos.
Além disso, também não pode existir nenhum degrau na parte da patela que fica em contato com o fêmur e ainda o paciente deve conseguir esticar o joelho e mantê-lo esticado, mesmo com dor. Dessa forma, isso significa que o mecanismo muscular do quadríceps está íntegro e uma boa cicatrização sem cirurgia pode ser possível. Portanto, o paciente não consegue fazer isso, a cirurgia pode ser indicada.
Como funciona o tratamento da patela com gesso?
O tratamento é realizado inicialmente com uma tala que vai da virilha até o tornozelo do paciente na primeira semana, em seguida ela é substituída por um gesso de tamanho igual ou por uma órtese. Ainda mais, existem vários tamanhos de órtese e ela tem a vantagem de poder tirar para tomar banho.
Quanto tempo em média costuma ficar o gesso?
O gesso ou a órtese podem ficar até a fratura consolidar, que demora em média 8 semanas, porém pode variar. Portanto, o que vai confirmar isso é realizar um novo raio x.
Saiba que durante todo o período com o gesso ou com a órtese você já pode pisar. Além disso, pode fazer alguns exercícios isométricos durante esse tempo, para então começar a reabilitação da patela.
Portanto, depois que o osso consolidou, é preciso fazer fisioterapia para recuperar os movimentos do joelho e a força da coxa e da perna. Ainda assim, em alguns pacientes, devido ao tempo imobilizado, pode ser que aconteça uma complicação chamada de rigidez articular, que é quando o joelho fica rígido e não dobra mais. Contudo, para tratar esse problema pode precisar além da fisioterapia, da manipulação do joelho sob anestesia ou cirúrgica para liberar o movimento. Mas isso é inerente ao tratamento com gesso, não sedo muito comum.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Gesso na perna por quanto tempo?
Fratura de Patela – Como ocorrer?
Posso tirar o Gesso antes da hora?
Gesso – Vantagens e Desvantagens
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é Feito o Tratamento com Gesso da Fratura de Patela? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617