SAIBA QUAL OS PILARES DO TRATAMENTO PARA A FÁSCITE PLANTAR
A FASCITE PLANTAR TEM CURA?
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os 4 pilares do Tratamento da Fascite Plantar.
EM RESUMO: A fascite plantar é uma inflamação que ocorre na fáscia que fica na planta do pé. Existem algumas estrategias de tratamentos, e nesse artigo falamos sobre os 4 pilares do tratamento conservador.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é fascite plantar e quais os 4 pilares do tratamento?
- Alivio da dor causada pela fascite plantar
- Exercícios
- Medidas que ajudam a melhorar a fascite
- Como a melhora na nutrição e perda de peso ajudam na fascite plantar
O que é fascite plantar e quais os 4 pilares do tratamento?
A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, que é um tecido fibroso que fica na planta do pé. Assim, a fascia tem função de atuar como uma mola, auxiliando para você caminhar, saltar, pular, correr e outras ações. Por sua vez, o esporão do calcâneo é uma estrutura óssea que fica embaixo do osso calcâneo. Assim, o esporão é uma protuberância do osso que vai sendo formada.
Então, sabendo o que é cada um, o tratamento da fascite plantar consiste em 4 pilares, sendo eles:
- Alívio da dor
- Realizar exercícios especificos
- Medidas que ajudam a melhorar a fascite – inclui uso de órtesese calçados específicos
- Nutrição e a perda de peso
Dessa forma, o objetivo do tratamento é diminuir a dor, promover a cura, restaurar a aimplitude normal do movimneto e a flexibilidade do pé, sustentar os tecidos, corrigir quaisquer anormalidades biomecânicas e instituir métodos de treinamento corretos.
Alivio da dor causada pela fascite plantar
O primeiro pilar no tratamento da fascita plantar é a diminuição da dor. Isto pode ser feito com o uso de medicaementos, gelo e repouso.
No uso de medicamentos, temos os antiinflamatórios não esteroidais, como por exemplo o ibuprofeno ou naproxeno. Esses medicamentos reduzem a dor e a inflamação, porém antes de toma-lós lembre de que precisam ser prescritos pelo seu médico, para saber a dose e a frequência. Além disso, saiba que essas medicações possuem diversos efeitos colaterais e pode acabar prejudicando seu estômago e rim. Por isso, para melhor otimização da medicação, consulte um médico.
O uso de gelo é um antiinflamatório natural ajudando no alivio da dor. Então, faça uma compressa de gelo (lembre-se de nunca por o gelo diretamente sobre a pele) sobre o pé fazendo 20 minutos sendo 3 a 4 vezes por dia. Porém, caso não tenha uma compressa, você pode fazer uma bacia com água e gelo e deixar o pé por 10 a 15 minutos, fazendo mesmo número de vezes.
O descanso é a mais simples, porém saiba que irá te ajudar muito. Primeiramente, diminua ou interrompa as atividades que pioram a dor, como por exemplo as atividade sfísica nas quais seus pés batam em superfícies duras. Portanto, a fascite plantar é causada por microtraumas de repetição e caso você continue realizando as atividades, o problema não será resolvido.
Além dos medicamentos por via oral, podemos citar que existem as infiltrações, que são injeções aplicadas diretamente no local da dor no calcanhar e que podem aliviar a dor por um tempo. Dessa forma, essas injeções são realizadas com corticóides ou plasma rico em plaquetas. Entretando, esse tratamento é utilizado somente em ultimo caso.
Exercícios
O segundo pilar do tratamento são os exercícios específios para fascite plantar. Se você seguir esses pilares e fazer os exercícios você fará parte dos 90% dos pacientes que vão melhorar da fascite plantar. Dessa forma, existem mais de 30 diferentes exercícios que variam entre alongamento, fortalecimento e coordenação que são divididos em estágios de acordo com o seu problema.
Por isso, caso esteja interessando em realizar exercícios direcionados, montei um programa com base em protocolos nacionais e internacionais para você conseguir realizar em casa, caso esteja interessado, acesse o link.
Medidas que ajudam a melhorar a fascite
O terceiro pular para tratamento da fascite plantar é tomar medidas que ajudam a melhorar. Existem diversas cuasas da fascite plantar, sendo ela multifatorial, podendo variar do encurtamento dos músculos da panturrilha, pé plano, pé cavo, obesidade, impacto repetitio e outros. Dessa forma, o terceiro pilar atuam diretamente nesses fatores, ajudando nos sintomas.
Sapatos e órteses: Utilizar o calçado correto no momento da sua atividade física, corrida ou trabalho pode ajudar a prevenir a fascite plantar, pois o amortecimento é essencial. Dessa forma, sapatos com solas grossas e com amortecimento extra ajudam a reduzir a dor ao ficar em pé e ao caminhar, levando menor quantidade de tensão na fáscia.
Além disso um sapato ou palmilha acolchoado ajudam a reduzir os microtraumas garantindo um bom amortecimneto. Ainda mais, saiba que os calcanhares de silicone macio são eficazes também, pois retirar a carga e estresse da fáscia plantar.
As órteses pré-fabricadas ou personalizadas também são úteis no tratamento da fascite plantar. Junto a isso, as talas noturnas ajudam poiis muitas pessoas dormem com os pés apontados para baixo. Isso relaxa a fáscia plantar e é uma das causas para dor no calcanhar matinal. A tala noturna atua alongando a fáscia enquanto você dorme, evitando a dor matinal.
Como a melhora na nutrição e perda de peso ajudam na fascite plantar
A alimentação adequada e a perda de peso estão dentro do quarto pilar do tratamento para a fascite plantar. Isto pois a alimentação é essencial para controlar o processo inflamatório no corpo e ajuda na manuntenção do peso, evitando assim grande tensão sobre a fáscia. A obesidade é um fator de risco alto para o desenvolvimento da fascite plantar, isto pois o peso aumenta a força mecânica sobre a fáscia plantar e pode acabar desenvolvendo.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Dor no Calcanhar – Saiba as 3 principais Causas
Dor no Pé – Saiba 10 Causas
Dor no Calcanhar – Saiba 10 Causas
Fraturas Por Estresse – O que são?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Qual a Cura da Fascite Plantar? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617