SAIBA O QUE SÃO AS FRATURAS POR ESTRESSE

SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O QUE SÃO AS FRATURAS POR ESTRESSE

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que são as fraturas por estresse.

EM RESUMO: Uma fratura por estresse é uma lesão que ocorre quando os músculos ficam cansados e incapazes de absorver o choque adicional, e com isso ocorre a sobrecarga para o osso. Dessa forma, causará no osso micro lesões e uma pequena rachadura chamada de fratura por estresse, que nem sempre sem consegue ver no raio x.

 

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é uma fratura por estresse?
  • O que causa uma fratura por estresse?
  • Onde ocorrem as fraturas por estresse?
  • Quais esportes causam mais fraturas por estresse?
  • O que você pode sentir?
  • Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

Fratura por estresse esportivo

O que é uma fratura por estresse?

Primeiramente saiba que uma das lesões mais comuns nos esportes é a fratura por estresse, sendo ela responsável por 10% de todas as lesões causadas em esportes. Normalmente, o diagnóstico dessa fratura é feito tardiamente, pois as pessoas procuram o médico somente conforme a dor vai piorando. Portanto, se você sente dor durante a prática de esportes, não espere piorar, procure um especialista para investigar.

Mas afinal de contas, o que é a uma fratura por estresse? Uma fratura por estresse é uma lesão que ocorre quando os músculos ficam cansados e incapazes de absorver o choque adicional, e com isso ocorre a sobrecarga para o osso. Dessa forma, causará no osso micro lesões e uma pequena rachadura chamada de fratura por estresse, que nem sempre sem consegue ver no raio x.

O que causa uma fratura por estresse?

As fraturas por estresse geralmente são o resultado do aumento imediato da quantidade e intensidade de uma atividade, na qual podem ser causadas pelo:

  1. Impacto de uma superfície desconhecida. Como por exemplo um jogador de tênis que mudou de superfície de uma quadra de saibro para uma quadra dura.
  2. Equipamento impróprio. Por exemplo um corredor usando sapatos menos flexíveis ou gastos;
  3. Aumento do estresse físico. Por exemplo um jogador de basquete que teve um aumento substancial no tempo de jogo ou carga de treinamento na pré temporada.

Onde ocorrem as Fraturas por Estresse?

A maioria das fraturas pro estresse ocorre nos ossos que suportam o peso da perna e do pé, sendo muito comum acontecer no fêmur, patela e coluna. Porém, o local vai depender do esporte e atividade que a pessoa está fazendo.

Quais esportes causam mais fraturas por estresse?

Estudos têm mostrado que atletas que participam de tênis, atletismo, ginástica e basquete são esportes mais suscetíveis a fraturas por estresse. Em todos esses esportes, o estresse repetitivo do pé ao atingir o solo pode causar traumas. Por isso, sem o descanso suficiente entre os treinos ou competições, pode aumentar o risco do atleta desenvolver uma fratura por estresse. Além disso, militares, principalmente os recrutas, que não estão acostumados com altas cargas de exercícios podem também desenvolver esse tipo de lesão.

As fraturas por estresse afetam pessoas de todas as idades que participam de atividades esportivas repetitivas, como por exemplo correr. Além disso, estudos mostraram que atletas do sexo feminino parecem ter mais desse tipo de fratura do que os do sexo masculino. Com isso, muitos cirurgiões ortopédicos atribuem isso a uma condição chamada de ”tríade da atleta feminina, que contempla:

  1. Distúrbios alimentares (bulimia ou anorexia)
  2. Amenorréia (ciclo menstrual infrequente)
  3. Osteoporose

Portanto, a medida que a massa óssea da mulher diminui, suas chances de fratura por estresse aumentam.

O que você pode sentir se tiver uma fratura por estresse?

Caso você tenha uma fratura por estresse, você vai sentir dor com a atividade, sendo que ela diminui com o repouso. Portanto, se estiver sentido, não deixe de consultar um ortopedista, para evitar uma piora dessa lesão.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento das Fraturas por Estresse?

Durante a consulta, o seu medico vai conversar com você e avaliar os fatores de risco para saber se você pode ter uma fratura por estresse, e sem seguida vai te examinar.

Além disso, será feio o raio-x que são comumente usados para determinar a fratura por estresse. Porém, ás vezes essa fratura não pode ser vista em radiografias, sendo assim necessário fazer um exame de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnetica (MRI).

O tratamento mais importante para essa fratura é o repouso. Dessa forma, o descanso para cicatrizar a fratura dura em media de 6 a 8 semanas para a maioria das fraturas. Porém, o tempo de repouso vai depender de você seguir as orientações do médico. Isso pois se você retornar a fazer a atividade que causou a fratura por estresse muito rapidamente, pode ocorrer fraturas maiores e levar  problemas crônicos, na qual não volte a cicatrizar adequadamente. Além do repouso, órteses e calçados especiais podem ajudar a cicatrizar corretamente e mais rápido.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
7 Alimentos para a consolidar o Osso mais rápido
Dicas para prevenir a Fratura por Estresse
Vitamina D faz o osso colar mais rápido?
Exercicio para prevenir perda de massa 

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre O que são as Fraturas por Estresse? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73