ONDAS DE CHOQUE NA MEDICINA – QUANDO COMEÇOU?
SAIBA COMO A ONDA DE CHOQUE GANHOU ESPAÇO COMO TRATAMENTO NA MEDICINA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como foi a historia da onda de choque na medicina.
EM RESUMO: As Ondas de choque na medicina ganharam ganharam espaço após a segunda guerra mundial. Primeiramente, foi utilizada para tratamento de nefrolitíase e após isso utilizada na ortopedia.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Caso tenha interesse em saber mais sobre a Órtese Fast Fix, clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Como as ondas de choque se propagam?
- Como foi descoberto a efetividade das ondas de choque na medicina?
Como as ondas de choque propagam ?
As ondas de choque são ondas mecânicas, que se propagam a partir de um impulso acústico em um meio fluido, geralmente sendo a agua. Então, quando o tecido alvo do organismo é um musculo, tendão, cartilagem ou osso, é considerado que esses tecidos possuem agua em suas constituições. Então, a terapia de ondas de choque irá causar uma desorganização nesses tecidos em um processo que chama microcavitação. Isso é a formação de microbolhas, que a partir desse processo irá ocorrer angiogênese (formação de vasos sanguíneos) e liberação de moduladores da inflamação e da dor, que contribuirá para melhora da dor e aceleração do processo de recuperação tecidual.
Como foi descoberto a efetividade das ondas de choque na medicina?
No final da segunda guerra, a Alemanha ao realizar Check-up nos soldados sobreviventes, passou a perceber uma desorganização tecidual durante a realização dos exames, sendo mais evidente nos marinheiros do que soldados do front de batalha ou pilotos de avião. Com isso, os médicos e cientistas começaram a buscar o motivo desse evento estar ocorrendo. Além disso, foi observado que marinheiros com cálculos renais anteriormente a guerra, passaram a não ter mais após a guerra.
Então, após estudos, os cientistas chegaram a conclusão que essa desorganização tecidual observada, era mais frequente em marinheiros de submarino, principalmente os submetidos a grandes ondas de choque por explosões de bombas.
Com essa descoberta, passou-se a estudar melhor as ondas de choque na medicina, sendo primeiramente usada na urologia, para o tratamento de cálculos renais. Assim, concluíram que as ondas de choque contribuíram para o desaparecimento dos cálculos renais. Portanto, começaram a utilizar ondas de choque para a nefrolitíase, quebrando as pedras renais.
Contudo, após foi observado que as ondas de choque passam pelo osso ilíaco para chegar ao rim, e com essa observação verificaram que pacientes submetidos a essa terapia, possuíam o osso ilíaco espessado. Contudo, essa analise demonstrou que as ondas de choque poderiam auxiliar na ortopedia, na recuperação de tecidos.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Terapia com Ondas de Choque
Fisioterapia com Ondas de Choque
Anatomia da coluna – Saiba onde pode doer
Exame de Eletroneuromiografia
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Ondas de Choque? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617