TIPOS DE FIXADORES EXTERNOS E SUAS INDICAÇÕES
SAIBA SOBRE TIPOS DE FIXADORES EXTERNOS E SUAS INDICAÇÕES.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre tipos de fixadores externos e suas indicações.
EM RESUMO: Você sabia que existem diferentes tipos de fixadores externos? Você sabe quais as indicações específicas de cada um deles? Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo até o final que vou te falar tudo sobre.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Fixador Externo Uniplanar
- Fixador Externo Biplanar
- Fixador Externo Circular
- Outros Fixadores Externo
Fixador Externo Uniplanar
Primeiramente, estes fixadores têm um único plano de barras de fixação, o que limita sua versatilidade, mas também os torna mais simples e menos volumosos. Eles são frequentemente usados para a estabilização temporária de fraturas que serão estabilizadas depois com uma nova cirurgia. Sendo assim, normalmente indicado em fraturas graves no tratamento estadiado, em pacientes politraumatizados que não podem realizar uma cirurgia definitiva de maneira primária ou fraturas com alto grau de contaminação inicial.
Fixador Externo Biplanar
Esses fixadores têm dois planos de barras de fixação, o que os torna mais versáteis do que os uniplanares. Eles são capazes de controlar a movimentação óssea em mais direções, tornando-os úteis para fraturas mais complexas. Em alguns casos podem ser o tratamento definitivo de fraturas específicas.
Fixador Externo Circular
Ademais, estes são os mais complexos e versáteis dos fixadores externos. Eles consistem em anéis que são colocados ao redor do membro e conectados por hastes ajustáveis. Dessa forma, isso permite muito controle sobre a posição e movimento do osso, o que é útil para a correção de deformidades e alongamento ósseo. Além disso, existe o fixador externo de ilizarov que usa um sistema de porcas e fixadores externos mais modernos que usam sistemas eletrônicos e o ajuste e correção da deformidade pode ser feito inclusive pelo computador.
Outros Fixadores Externo
Por fim, existem também outros tipos de fixadores externos para locais e fraturas específicas como o fixador externo de coles, o fixador linear para alongamento ósseo (LRS), fixador externo para bacia, entre outros. Portanto, seu uso depende da sua fratura, da sua indicação, da experiência do seu médico e da disponibilidade do material no hospital.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Quer ter mais informações sobre o tratamento com o fixador externo? acesso nosso o aplicativo Ilizapp desenvolvido especialmente para ajudar você durante o tratamento de alongamento ósseo, fraturas, infeções e correção de deformidades com o fixador externo circular de Ilizarov. Clique aqui para acessar.
Ficou alguma dúvida Sobre os Tipos de Fixadores Externos e Suas Indicações? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617