ANATOMIA DA COLUNA – ESTRUTURAS QUE PODEM DOER
SAIBA SOBRE AS ESTRUTURAS QUE PODEM DOER NA COLUNA – ANATOMIA DA COLUNA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre qual é a anatomia da coluna e as estruturas que podem causar dor.
EM RESUMO: A anatomia da coluna é projetada de forma a desempenhar diversas funções, como proteção, sustentação e movimentação. Então, caso ocorra alguma lesão em alguma das partes dela, seja musculoesquelética ou nervosa, poderá causar dor.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Qual é a anatomia da coluna?
- Como é uma vertebra da coluna?
- Quais estruturas podem causar dor?
Como que é a anatomia da nossa coluna?
A coluna pode ser dividida em 2 partes:
- Músculo esquelética: que é a musculatura, ossos e discos da coluna
- Parte Nervosa: é a parte do sistema nervoso da coluna, sendo a medula espinhal, canal medular, dura máter e as raízes nervosas.
Como e a vertebra da coluna?
Temos na vértebra a parte do corpo vertebral (responsável por sustentar a carga/peso), e o canal onde passam as estruturas nervosas (medula ou raízes nervosas como por exemplo o nervo ciático).
Além disso, entre os corpos vertebrais, temos o disco intervertebral, que faz a união dos ossos da coluna, tendo função de amortecedores e contribuírem para o movimento da coluna. Porém, a musculatura que proporciona a resistência, sustentação e movimentação suficiente para as atividades de vida diárias.
A vértebra (observe a imagem acima) possui porosidades no corpo, sendo o motivo para o paciente com osteoporose.
Locais que Podem Doer na Coluna
Assim, quando possui um excesso de esforço como carregar pesos, ou até mesmo um acidente, caso a coluna esteja enfraquecida, principalmente a musculatura, pode acabar sobrecarregando as estruturas da coluna e assim causando dor. Isso pode levar o paciente a sentir a musculatura dolorida e perda de estabilidade da coluna.
Outra parte que pode doer, seria a medula espinhal, responsável por transmitir as informações enviados pelo nosso cérebro. Da medula, temos as raízes nervosas, que temos por exemplo na perna as raízes formando o nervo isquiático.
Assim, quando evento que cause um trauma ou comprima a medula ou as raízes, irá gerar dor, pelo fato dessas estruturas nervosas não terem sido feitas para sofrer nenhum tipo de compressão. Por isso, qualquer lesão nelas, faz ela parar de funcionar, podendo trazer perda de mobilidade no braço ou pernas (depende de qual local da medula que foi lesionado) e sensibilidade, dor, choque e formigamento. Dessa forma, para evitar esses sintomas, temos a coluna vertebral, que tem função de proteger a medula. Contudo, quando existe uma hérnia de disco que compromete a medula ou raiz nervosa, é necessário tratamento.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
5 Dicas para Evitar Dores na Coluna
Fratura na Coluna Causada por Osteoporose
Mitos na Cirurgia de Coluna
Hernia de Disco – Saiba o que é
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre a Anatomia da Coluna e Onde Pode Doer? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617