DEDO EM GATILHO – TIPO E CLASSIFICAÇÃO

SAIBA SOBRE TIPO E CLASSIFICAÇÃO DO DEDO EM GATILHO.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre tipo e classificação do dedo em gatilho.

EM RESUMO: O dedo em gatilho é uma tendinite onde o tendão inflama, fica preso em uma polia que segura o tendão junto no osso bem na base do dedo, existem várias polias, normalmente, o dedo em gatilho acontece na polia A1, se você sente uma bolinha na mão, sente que o dedo trava depois de dobrá-lo ou então precisa da outra mão para conseguir voltar o dedo no lugar, você pode ter o dedo em gatilho, quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post até o final.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 

Esse artigo te explica sobre:

  • Classificação do Dedo em Gatilho
  • Tratamento

 

gatilho

Classificação do Dedo em Gatilho

Primeiramente, embora não exista nenhum sistema de classificação universal para o dedo em gatilho, existem vários modelos semelhantes que foram propostos e que os médicos utilizam para poder graduar o dedo em gatilho e escolher o o tratamento, nenhum desses modelos foi feito como um padrão ouro, mas eles podem ser utilizados para avaliar a gravidade e auxiliar na seleção do encaminhamento adequado das opções de tratamento. Dessa forma, existem dois tipos de classificação – Green e Quinnell.

O modelo inicial de Quinnell divide o dedo em gatilho em cinco tipos, começando pelo zero, sendo assim, vai do zero ao quatro. O tipo zero o paciente vai sentir uma crepitação do dedo sem um disparo. Já o tipo 1 vai ter a crepitação sem disparo, mas o movimento vai ser irregular. Já o tipo 2, já vai existir um disparo, só que ele vai ser corrigível, o paciente vai conseguir fazer o disparo. O tipo 3 o dedo em gatilho vai ficar preso, conseguindo corrigir apenas com auxílio da outra mão para corrigir. Por fim, o tipo 4 o dedo fica travado, não sendo possível a correção, mesmo com o auxílio da outra mão. Portanto, quanto mais alto o grau, mais grave e mais invasivo vai ter que ser o tratamento.

 

Classificação Modificada por Green

Além disso, a classificação modificada por green, é dividida em 5 tipos – tipo 1, 2, 3a, 3b e 4. O tipo 1, que é o pré-gatilho, o paciente vai sentir dor e ter uma sensibilidade. Já o tipo 2, é o gatilho ativo, o paciente vai ter uma pegada demonstrável no exame físico, com uma extensão ativa ainda preservada, ou seja, mesmo com o gatilho é possível esticar o dedo. O tipo 3, é necessário o movimento passivo, ou seja, vai precisar usar a outra mão para liberar o dedo, sendo o 3a a extensão ativa ainda vai auxiliar na liberação do dedo e 3b vai ter perda da flexão ativa, o paciente não consegue fletir mais. Por último, o tipo 4, vai ter a contratura, inflexão fixa da articulação interfalangeana proximal – o dedo vai ficar travado mesmo com o auxílio da outra mão.

 

Tratamento

Primordialmente, o tratamento nos estágios iniciais é feito sem cirurgia, com a imobilização e alguns medicamentos e depois a fisioterapia. Já o tratamento nos estágios mais avançados é necessário realizar uma liberação com cirurgia, normalmente, a partir do estágio 3. Dessa forma, as modalidades de tratamento conservador para o dedo em gatilho incluem modificação da atividade, mobilização ortopédica, alguns protocolos de exercícios de terapia manual, medicamentos anti-inflamatórios, injeções de esteroides até tratamento com ondas de choque.

Por fim, a FixIt, uma empresa especializada em órtese 3D, desenvolveu uma imobilização específica para dedo em gatilho que é impressa na impressora 3D, conforme o tamanho do dedo, o médico vai esquentar e moldar no dedo, colocando-o na posição ideal para cicatrização.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Dedo em Gatilho? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73