POSSO MOVIMENTAR DEPOIS DA CIRURGIA COM PLACA NO RÁDIO DISTAL?
SAIBA SOBRE CIRURGIA COM PLACA NO RÁDIO DISTAL.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre cirurgia com placa no rádio distal.
EM RESUMO: Você fez uma fratura do rádio distal e fez uma cirurgia? Tem dúvidas se pode movimentar os dedos e punho logo após a cirurgia? No post de hoje vou te explicar quando e como você pode fazer esses movimentos após a cirurgia.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Cirurgia com Placa no Rádio Distal
- Exemplos e FixIt
Cirurgia com Placa no Rádio Distal
Primeiramente, o grande objetivo depois de uma cirurgia para fratura é liberar o movimento da região o mais rápido possível, uma fratura no rádio distal geralmente é tratada com gesso ou cirurgia, dentre as cirurgias, a fratura pode ter sido fixada com fios de Kirschnner, placas, parafusos, haste e fixadores externos. Nesse sentindo, a escolha do material e da técnica vai depender da fratura e do cirurgião, no entanto, o grande objetivo é liberar o movimento do punho o mais rápido possível.
Além disso, os dedos podem ser movimentos sem problemas para qualquer tipo de cirurgia no rádio distal, e com o passar do tempo o movimento, a dor e o inchaço vão passando conforme você vai movimentando esses dedos, por isso, é muito importante essa movimentação de dedos desde o primeiro dia de pós-operatório.
Ademais, para movimentação do punho, vai depender da fratura e do implante que foi utilizado, talvez tenha que esperar até seis semanas, isso vai depender da fratura e do material utilizado, sendo assim, a orientação médica é muito importante.
Exemplos e FixIt
No caso dos fios de Kirschnner, por exemplo, você deverá movimentar somente depois das retiradas dos fios e ficar com o punho imobilizado até retirar, podendo demorar de 4 a 6 semanas. Já uma cirurgia com placa volar ou placa dorsal, teoricamente, o punho já pode ser movimentado após a cirurgia. Entretanto, muitos cirurgiões esperam haver cicatrização da ferida operatória, retirada dos pontos para liberar os movimentos. Dessa forma, enquanto se espera a liberação dos movimentos, o punho deve ficar em uma posição específica, para isso é utilizado uma imobilização, seja órtese, gesso ou a órtese feita na impressora 3D.
Por fim, a órtese da FixIt facilita o curativo após a cirurgia, o paciente pode molhá-la e tomar banho sem se preocupar, a pele pode respirar, e é muito mais confortável e ajuda no dia a dia. A FixIt fez uma imobilização específica para fratura do rádio distal que podem ser utilizadas no pós-operatório depois da fixação da fratura – a órtese chamada Punho Fix. Portanto, em relação ao movimento do punho, é importante a movimentação dos dedos, cotovelo e ombro, já o punho deverá ser movimentado conforme as orientações do médico.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Cirurgia com Placa no Rádio Distal? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617