CURATIVO A VÁCUO – COMO A TERAPIA DE PRESSÃO NEGATIVA AJUDA NO TRATAMENTO DE FERIDAS?

SAIBA SOBRE CURATIVO A VÁCUO.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre curativo a vácuo.

EM RESUMO: Você já ouviu falar em curativo a vácuo ou terapia de pressão negativa? Essa é uma técnica muito utilizada em lesões graves e em algumas fraturas expostas em que se aplica uma esponja especial na sua ferida e acopla seu curativo a uma máquina que fica realizando sucção da ferida. Isso está revolucionando o cuidado das feridas e é muito utilizado em outros países. Apesar de caro, é um tratamento muito eficaz e ajuda muito quem teve uma lesão grave com perda de tecido e pode ser utilizado em feridas agudas ou crônicas, quer saber mais sobre isso? Leia o post até o final.

Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 

Esse artigo te explica sobre:

  • Curativo a Vácuo
  • Como o Curativo é Feito?
  • Quais As Vantagens?

 

curativo

Curativo a Vácuo

Primeiramente, infelizmente ele não está presente em todos os hospitais do SUS e muitos planos de saúde criam diversos empecilhos para dificultar o seu uso de maneira a cortar custos. Apesar de caro, no longo prazo esse curativo pode diminuir o número de complicações, acelerar a cicatrização e granulação das feridas, facilitar o cuidado e acelerar a resolução definitiva do caso. Se você tem uma indicação para esse curativo converse com o seu médico. Além disso, os curativos a vácuo podem ser utilizados tanto em lesões agudas quanto em lesões crônicas e no pós-operatório em cima da incisão cirúrgica diminuindo a chance de infecções e complicações com as feridas, pontos, entre outros, principalmente em pacientes diabéticos.

Como o Curativo é Feito?

Primordialmente, este curativo consiste em uma esponja que pode ser de poliuretano preto ou impregnada de prata. Essa esponja é colocada dentro da ferida e envolvida por um filme plástico semelhante a um filme adesivo, mas que adere à pele e protege a ferida. Depois que a área é selada, um orifício é feito, uma mangueira é conectada e a ferida é conectada a uma máquina de pressão negativa que aspira contínua ou intermitentemente a ferida para iniciar o curativo a vácuo e a terapia de pressão negativa. Esses curativos podem ser trocados a cada 3 a 5 dias ou deixados no local por até 1 semana.

Ademais, é importante você saber que isso é temporário, e você não vai ficar para sempre com ele, mas sim até a sua ferida estar saudável o suficiente para realizar um procedimento de reconstrução de pele depois, que pode ser um enxerto ou flap. Os curativos podem ser trocados por outros motivos, como sangramento descontrolado, febre alta, corrimento grande ou aumentado, tecido necrótico, mau cheiro, feridas ao redor da pele ou quando o reparo da ferida é necessário dentro de 2 dias após a lesão, como: fratura aberta.

Quais as Vantagens?

Por fim, esse curativo pode ser molhado, mas não pode esfregar a área do curativo, principalmente na borda da película/plástico com a pele. Se na esponja não está mais duro ou está soltando o plástico, você deve retornar ao hospital ou avisar a enfermeira caso você ainda esteja internado. As trocas devem ser feitas utilizando-se técnicas assépticas para evitar infecção. Existe também um curativo a vácuo inventado por um professor da USP que utiliza o sistema de vácuo do hospital. Ele funciona, mas deixa o paciente preso a parede, muitas vezes não mantém a pressão constante e pode ter oscilações que acontecem no sistema de vácuo do hospital e existe um risco de infecção caso o sistema seja contaminado.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Curativo a Vácuo? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73