TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP) – PREVENÇÃO E PROFILAXIA
SAIBA SOBRE COMO É A PREVENÇÃO E PROFILAXIA NA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é a prevenção e profilaxia na trombose venosa profunda.
EM RESUMO: A trombose venosa profunda é um problema que pode acontecer após uma fratura ou uma cirurgia ortopédica. O post de hoje é sobre as prevenções que podem serem feitas para evitar esse problema.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Trombose Venosa Profunda
- Prevenção da Trombose Venosa Profunda
Trombose Venosa Profunda
Primordialmente, a trombose venosa profunda, conhecida como TVP, é a formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia profunda, localizada embaixo dos músculos ou entre o músculo e o osso, e geralmente esse problema ocorre na coxa ou na panturrilha. É importante ressaltar que a TVP pode se desenvolver após qualquer cirurgia de grande porte, ou seja, ela pode ocorrer também em cirurgias que não são ortopédicas. As cirurgias realizadas nas pernas e no quadril tem um risco mais alto de desenvolver esse problema, principalmente após a prótese de joelho ou de quadril.
Ademais, caso você esteja realizando uma cirurgia ortopédica seu risco de desenvolver uma TVP é maior de 2 a 10 dias após a cirurgia e inclui o tempo de alta hospitalar, mas esse risco continua durante 3 meses após a cirurgia. Além disso, a TVP pode causar uma embolia pulmonar, pois os coágulos causados pela TVP podem viajar pelas veias e ir até aos pulmões e assim bloquear o fluxo de sangue e desta forma impedindo você de conseguir respirar.
Prevenção da Trombose Venosa Profunda
Alguns métodos usados para evitar a TVP são: a elevação das suas pernas; exercícios de movimento para aumentar a circulação; meias de compressão; meias pneumáticas; medicamentos.
O método de elevação das pernas e os exercícios de movimento para aumentar a circulação são muito importantes pois além de melhorar a circulação ajudarão a restaurar o movimento e amplitude das articulações e fortalecer o seu músculo. Os dispositivos de compressão são elásticos e são apertados no seu tornozelo ou em sua perna para comprimir e ajudar o sangue a retornar com mais facilidade, assim ele melhorará o retorno venoso. Há também dispositivos de compressão pneumáticos os quais ficam apertando e soltando a perna ou o tornozelo e ele simulará uma caminhada.
Por fim, os medicamentos são os anticoagulantes eles são usados para impedir a formação e o aumento de novos coágulos no seu sangue. Esse medicamento é usado após a cirurgia e irá variar conforme a cirurgia que irá realizar um ponto importante de ser frisado é que esse medicamento só deverá ser suspenso após a orientação de seu médico, ou seja, nunca deve para de usa-lo por conta própria. Além disso, em casos de não ingestão de anticoagulantes o médico poderá recomendar a utilização de um filtro de veia cava que irá evitar a migração do coágulo para coração ou pra o pulmão.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Prevenção da Trombose Venosa Profunda? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617