RECUPERAR MOVIMENTO DO PUNHO APÓS FRATURA DO RÁDIO DISTAL
SAIBA SOBRE MOVIMENTOS QUE AUXILIAM NA RECUPERAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO PUNHO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como recuperar os movimentos do punho após uma fratura do radio distal.
EM RESUMO: Os movimentos do punho são recuperados com a realização de exercícios que irão estimular a movimentação. Por isso, é importante já ter retirado o gesso ou ter a liberação do seu médico para realiza-los.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Como exercícios do punho podem me ajudar?
- Quais são os movimentos do punho?
- Quais exercícios irão me ajudar?
Como exercícios do punho podem me ajudar?
Primeiramente, saiba que os exercícios abaixo são recomendados para pacientes que já retiraram o gesso e o médico já liberou movimentar ou fazer a fisioterapia.
Saiba que é muito comum no começo ter dificuldades de realizar movimentos no punho que antes considerados básico. Além disso, pode ter dor e inchaço depois de retirar o gesso ou que foi liberado a movimentação após uma cirurgia do rádio distal.
Contudo, após essa liberação de exercícios, é importante recuperar os movimentos o mais rápido possível, para evitar a rigidez articular e conseguir fazer as atividades antes realizadas. Porém, saiba que é comum sentir um pouco de dor no inicio.
Quais são os movimentos do punho?
Então, saiba que o punho realiza o movimento de flexão (como se fosse para baixo), extensão (como se fosse para cima), desvio radial (movimento em direção ao dedão), desfio ulnar (movimento contrario ao radial), supinação e pronação.
Quais exercícios irão me ajudar?
1) Alongamento do punho em flexão e extensão: é um exercício simples, que precisa ser realizado de 3-4 vezes por dia e segurando pro 15 segundos. Então, saiba que no inicio é comum sentir dificuldade em movimentar, porém com o tempo irá notar melhorar a movimentação e a dor.
2) Alongamento do desvio radial e ulnar: Apoie o antebraço numa mesa e realize os desvios. Assim, realize de 3 a 4 vezes por dia, segurando por 15 segundos.
3) Movimento circular dos punhos: Passe a fazer movimentos circulares por 30 segundos no sentido horário e anti-horário com os punhos.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do radio distal – Etapas de recuperação após fratura
Evite rigidez na mão após fratura
Como é o tratamento com fixador externo para fratura do radio distal
O que é redução da fratura?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como Recuperar os Movimentos do Punho? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617