FRATURAS EM CRIANÇAS – O QUE DEVO FAZER?
SAIBA SOBRE O QUE FAZER EM CASO DE FRATURAS EM CRIANÇAS.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que fazer em caso de fraturas em crianças.
EM RESUMO: Você tem dúvidas sobre o que fazer nos casos de fratura em criança? Já passou por isso? Então, fique comigo até o final do post que vou retirar suas dúvidas sobre o assunto.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- O Que o Responsável Pela Criança Deve Fazer Em Caso de Fratura?
- Quando o Osso Sai Para Fora, O Que Fazer?
- Posso Dar Remédio Para Dor?
- Existem Fraturas Que Não Aparecem no Raio-X da Criança?
O Que o Responsável Pela Criança Deve Fazer em Caso de Fratura?
Primeiramente, crianças ativas e saudáveis, caem e se machucam, é normal, faz parte do desenvolvimento da criança. Dessa forma, a primeira coisa que deve ser feita quando uma criança cai e se machuca e você percebe uma deformidade, ou seja, o braço ou perna ficou torto, se deve tentar estabilizar esse membro – você pode usar um papelão para envolver esse membro e garantir que tenha menos dor e que a lesão não piore. No entanto, não se deve colocar o membro no lugar, do jeito que o membro estiver, devemos colocar a estrutura mais rígida em volta e levar para o pronto-socorro.
Quando o Osso Sai Para Fora, O Que Fazer?
Nesses casos, a primeira coisa que se deve fazer é manter a calma, se o adulto se desespera a criança se desespera mais ainda. Nesse sentido, quando se tem uma fratura, o osso saiu para fora ou teve um corte, coloque um pano limpo ao redor do local, cobre tudo e vá até o pronto-socorro o mais rápido possível. Sendo assim, é valido lembrar que não se deve aplicar nada sobre a lesão – café, açúcar, água etc.
Posso Dar Remédio Para Dor?
Primordialmente, os remédios para dor, se for uma medicação que a criança está acostumada a tomar, pode dar sim, mas o ideal é que você não dê nada para criança ingerir até o atendimento médico, isso vale para água, alimentos e medicamentos que não sejam habituais da criança. Portanto, mesmo que a criança sinta fome ou sede, não se deve dar nada, pois se for um caso cirúrgico ou uma urgência, quanto mais tempo em jejum a criança estiver, mais rápido e seguro vai ser o procedimento para o tratamento da fratura.
Além disso, é importante ficar atento aos sinais que a criança transmite, muitas vezes ao se lesionar a criança não é tão clara e não tem um ferimento visível, portanto, se deve atentar aos sinais de estresse que a criança pode ter – sinais de redução de movimento, recusa para brincar, recusa para trocar de roupa. Não se pode ter dúvida, caso a criança apresente algum sinal de comportamento anormal, o ideal é procurar ajuda médica.
Existem Fraturas Que Não Aparecem No Raio-X da Criança?
Sim, e é uma questão bem comum, pois existem fraturas que podem acontecer na fise de crescimento – aquela linha presente nas crianças que permite o seu crescimento; quando ela ocorre nesse local, chamamos de fratura oculta, e pode acontecer algumas vezes de não ter uma fratura evidente no raio-x e que precisa de tratamento. Por fim, os principais sinais de fraturas são dor, edema e impotência funcional, mas como algumas crianças nem sempre apresentam dor, deve-se ficar atento aos sinais de comportamento anormal.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O Que Fazer Em Caso de Fratura em Crianças? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617