COMO SÃO RETIRADOS OS PINOS DE CIRURGIA NA CRIANÇA?
SAIBA SOBRE COMO SÃO RETIRADOS OS PINOS DE CIRURGIA NA CRIANÇA.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como são retirados os pinos de cirurgia na criança.
EM RESUMO: Você já ouviu falar sobre pinos de cirurgia? Os Famosos Fios de Kirschner? Tem dúvidas sobre esse assunto? Leia o post até o final que vou retirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Para Que Serve o Pino?
- Como é Feita a Retirada?
- Sangramentos e Cuidados, Como Funciona?
- Dicas Sobre os Pinos
Para Que Serve o Pino?
A princípio, o pino intraósseo, também conhecido como fio de Kirschner, estabiliza uma fratura. Os médicos utilizam esse pequeno pino para manter a fratura no lugar, seja no punho, tornozelo, perna ou joelho. Sendo inserido dentro do osso e mantém a fratura estável. Frequentemente, podemos observar que o pino fica exposto, e no raio-x parece que há uma agulha dentro do osso. Conforme o osso se consolida, o médico avalia se o pino ainda está exercendo a função de fixação. Sendo removido quando não é mais necessário.
Como é Feita a Retirada?
Dependendo da idade do paciente, do quanto ele está nervoso com o procedimento e se vai precisar cortar a pele são pontos que serão conversados entre o médico e o paciente para definir se será necessária a utilização de anestesia para essa retirada. Nesse sentido, é um procedimento rápido e geralmente indolor, por isso, não é utilizada a anestesia em todos os casos. O que pode causar é um desconforto, pois conforme o pino é puxado, o paciente pode sentir, normalmente, é mais psicológico, pelo fato de o paciente estar vendo o procedimento, o que causa um desconforto. Portanto, no caso de crianças se pode utilizar algumas formas de distração durante o procedimento como vídeos no celular ou brinquedos.
Sangramentos e Cuidados, Como Funciona?
Logo após a retirada do pino, pode ter um sangramento no local, e isso é normal, esse sangramento dura alguns minutos e apenas um curativo simples é capaz de fazer a contenção desse sangramento. Além disso, caso a imobilização já tenha sido retirada totalmente e tenha ficado apenas o curativo já se pode lavar normalmente o local, no entanto, em casos onde ainda tenha uma imobilização é necessário seguir as orientações médicas.
Dicas Sobre os Pinos
Em hipótese alguma retire os pinos sozinho, pois o médico precisa avaliar o momento certo para fazer essa retirada, também, existe uma técnica correta para fazer essa retirada. Ademais, se seu pino saiu do lugar ou caiu sozinho você não deve movimentá-lo, nem o colocar de volta, você deve procurar seu médico o mais rápido possível, caso ele esteja se movimentando pode-se cobrir o pino até que seu médico possa avaliar melhor o que fazer. Por fim, nos casos de sinais de infecção ao redor do fio é importante buscar um médico para melhor avaliação.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Retirada de Pinos de Cirurgia na Criança? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617