RIGIDEZ NA MÃO APÓS A FRATURA
SAIBA COMO EVITAR E MELHORAR A RIGIDEZ NA MÃO APÓS FRATURA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como melhorar e prevenir a rigidez da mão após uma fratura.
EM RESUMO: Após a fratura da mão, a imobilização e falta de movimento podem causar rigidez na mão. Isso é uma complicação muito comum, porém é de suma importância saber melhorar e até mesmo preveni-la.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Importância de movimentar no período pós-operatório
- O que causa rigidez da mão após uma fratura?
- Quais posições para melhorar e prevenir a rigidez?
Importância de movimentar no período do pós-operatório
Primeiramente, saiba que é importante realizar exercícios de movimento no período pós-operatório, incluindo movimentos de dedos, cotovelos e ombros. Por mais que não seja movimentado o punho em si, movimentar essas outras partes ajuda a prevenir que fiquem rígidas também.
A rigidez dos dedos é uma complicação muito comum após fratura do rádio distal, sendo um problema amplamente evitado através de exercícios de ganho de movimento. Assim, independente do método de tratamento, o movimento dos dedos deve ser iniciado o mais rápido possível. Portanto, é importante o médico ajudar seus pacientes a superar a apreensão inerente de que mover os dedos causará maia danos, para que além de ter uma recuperação mais eficiente, possa evitar complicações.
O que causa a rigidez na mão após fratura do rádio distal?
A rigidez é causada pela fixação das camadas de tecido, de movo que o movimento elástico usual é restringido por ligações cruzadas que unem as fibras de colágeno, ou seja, criam cicatrizes. O colágeno está sendo absorvido e depositado novamente constantemente e novos padrões de ligação são criados. Assim, quando o tecido é lesado, ele cria um período relativamente prolongado de elevada síntese, detração e deposição de colágeno.
Mas afinal, qual a importância do colágeno nisso tudo? O colágeno fornece a maior parte da força tênsil do tecido. Por mais que as fibras sejam inelásticas, o movimento entre elas que fornece elasticidade ao tecido. O movimento normal ocorre quando essas estruturas fortes e densas de tecido conjuntivo deslizam umas em relação às outras. Então, com a falta de movimento, o tecido pode encurtar quando imobilizado, levando a rigidez.
Além disso, pode ocorrer aderência de tendões após traumas que afetam a mão. O flexor profundo dos dedos (FDP) e o flexor superficial dos dedos (FDS) entram na mão passando pelo túnel do carpo. Possuem uma bainha sinovial e utilizam um sistema de polias. O bom movimento dos dedos e a função da mão dependem do deslizamento desses tendões, bem como deslizamento diferencial desses tendões. Por isso, o período pós operatório merece receber a devida atenção.
Quais posições para melhorar e prevenir rigidez na mão ?
Estudos realizados por Wehbe e Hunter sobre o deslizamento do tendão flexor da mão, trouxeram como resultado três posições da mão que forneciam deslizamento diferencial máximo. Assim as três posições de deslizamento do tendão incluem:
- Punho em gancho: com as articulações MCP e IFP flexionadas, mas as articulações DIP estendidas, provoca o deslizamento máximo do FDS em relação às estruturas circundantes.
- Punho fechado: com as articulações MCP, IFP e DIP flexionadas, provoca deslizamento máximo do FDP em relação às estruturas circundantes.
- Pinho reto: com as articulações MCP estendidas enquanto as articulações IP flexionam, deslizamento diferencial máximo entre as duas tendões é alcançado.
Para entender melhor, assista o vídeo no meu canal clicando aqui.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Punho ou pulso – Qual o certo?
Tratamento com gesso da fratura de punho
Fixador externo para fratura de rádio distal
Órtese 3D saiba da nova tecnologia
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como Evitar a Rigidez da Mão Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617