PLACA BLOQUEADA – SAIBA O QUE É E QUAL A SUA VANTAGEM
SAIBA SOBRE AS VANTAGENS DA PLACA BLOQUEADA E QUANDO ELA É INDICADA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é uma placa bloqueada, qual a sua vantagem e quando ela é indicada?
EM RESUMO: A placa bloqueada possui diferentes tamanhos e modelos, sendo especifica para cada caso. Além disso, ela possui vantagens, sendo muito utilizada em pessoas com ossos frágeis, idosos ou outros distúrbios.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é uma Placa Bloqueada?
- Qual a indicação da placa bloqueada?
O que é uma placa bloqueada?
Existe diversos tipos de placas e diferentes parafusos na ortopedia, e são indicados para diferentes casos. São chamadas de placas bloqueadas pois na cabeça do parafuso e nos buracos da placa existe uma rosca que encaixa um no outro, que prende o parafuso na placa e além disso, prende ele no osso.
Portanto, essa é a grande vantagem desse tipo de placa, pois a fixação do parafuso é preferencialmente na placa e não no osso em si. Com isso, garante uma força maior ao conjunto placa e parafuso, diminuindo a chance de falha no material e no fenômeno que se chama cut out, que é quando os parafusos se soltam do osso e da placa. Porém, isso não significa que não possa acontecer nenhum problema com as pacas bloqueadas, porém a possibilidade é menor.
Indicação da placa bloqueada?
As placas bloqueadas foram inicialmente para tratamento de pacientes com ossos frágeis, principalmente em idosos, onde não tem bom estoque ósseo e a pega do parafuso no osso é frágil.
Por exemplo, imagine furar a parede com uma furadeira e não utilizar bucha para prender o parafuso. Pois é exatamente assim com o seu osso, pois não existe bucha para prender o parafuso, e assim ele pode se soltar ou sair, ocorrendo mais em idosos. Atualmente, além de idosos e pessoas com ossos frágeis e fracos devido a osteoporose ou outros problemas metabólicos dos ossos, as placas bloqueadas são indicadas em diferentes áreas do corpo no qual não tem muito espaço para o parafuso segurar o osso.
Atualmente é possível encontrar placas bloqueadas específicas para praticamente todos os ossos do corpo e regiões específicas, como rádio distal, cabeça do rádio, fêmur proximal e distal, tíbia proximal e distal, fíbula, ulna proximal e distal, úmero proximal e distal, clavícula e entre outros ossos.
Além disso, essas placas podem também misturar a possibilidade de compressão e bloqueio ao mesmo tempo. Outra evolução é que a direção dos parafusos nas placas novas, possuem ângulo variável em que as roscas na placa tem as diferentes direções para fixar o parafuso de acordo com a necessidade do cirurgião e do paciente.
Contudo, as placas são diversas, diferindo em materiais e tamanhos, de acordo com o osso e cada fratura. Assim, o fato de usar uma placa não bloqueada pode não estar errado, pois vai depender de cada caso.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Coloquei placa, haste ou parafuso, preciso de uma nova cirurgia?
5 casos que é preciso retirar o implante
Coloquei placa – Vai apitar no detector de metal?
O que é redução da fratura?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre A Placa Bloqueadora? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617