OSSO DO MEU FILHO COLOU TORTO, E AGORA?
SAIBA SOBRE OSSO COLAR TORTO EM CRIANÇAS.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre osso colar torto em crianças.
EM RESUMO: O seu filho teve uma fratura e agora você tem dúvida se o osso dele pode colar torto ou não? Quer saber o que pode acontecer se o osso colar torto? Se existe algum problema ou não? Acompanhe o post até o final que vou tirar suas dúvidas.
Esse artigo te explica sobre:
- O Osso Colar Torto é Um Problema?
- O Osso Colou Torto, Existe Solução?
- Existe Relação Com a Idade?
- Por Que Em Alguns Casos o Osso Pode Colar Torto na Criança?
O Osso Colar Torto é Um Problema?
Primeiramente, existe um termo técnico para o “osso colar torto” que é consolidação viciosa, ou seja, quando o osso cola em uma posição que não é uma posição natural desse osso. Dessa forma, não é um problema propriamente dito, isso vai depender da idade da criança, qual osso que é, e qual região que ocorreu. Não podemos aceitar desvios muito grandes, por isso, é sempre importante estar acompanhando. Além disso, os principais problemas que podem acontecer caso o osso cole torto é o paciente ter dor, dificuldade para movimentar, desconforto, deformidades estéticas.
O Osso Colou Torto, Existe Solução?
Primordialmente, de modo geral, o osso que cola torto, pode sim corrigir sozinho, na maior parte das crianças isso vai acontecer desde que seja um desvio aceitável. Ele pode demorar de meses até anos, nesse período o ortopedista deve acompanhar regularmente esse paciente, para analisar se está ocorrendo tudo conforme o esperado. Sendo assim, caso não esteja dentro do esperado, o médico vai intervir no momento correto.
Existe Relação Com a Idade?
Sim, existe bastante relação, quanto mais jovem a criança, mais nós conseguimos aceitar com que esse osso cole torto. Pois, quanto mais jovem a criança, mais fise de crescimento ela tem, ou seja, tem maior capacidade de remodelar o osso e realinhar. A fise de crescimento é aquele pedacinho que a criança tem no começo e no fim do osso que serve para criança poder crescer o osso, tanto em comprimento, quanto em largura.
Por Que Em Alguns Casos o Osso Pode Colar Torto na Criança?
Por fim, muitas vezes o médico aceita que o osso cole torto, pois, as vezes a manobra de redução ou a cirurgia para deixar aquele osso perfeitamente reto, traz mais prejuízo, machuca mais essa criança e essa fise de crescimento do que você deixar ele colar naturalmente e esperar o realinhamento. Apesar de ser um processo mais demorado, é um processo mais seguro para a criança. O principal osso que pode colar torto, no caso das crianças, é o fêmur.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Osso Colar Torto em Criança? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617