BOLHAS DE FRATURAS – O QUE SÃO? COMO ACONTECEM?
SAIBA SOBRE BOLHAS DE FRATURAS.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre bolhas de fraturas.
EM RESUMO: No post de hoje vou falar de um assunto que assusta muitos pacientes que são as bolhas que se formam após as fraturas, essas bolhas são chamadas de flictenas, que é um sinônimo de bolha, então acompanhe o post até o final para tirar suas dúvidas.
Esse artigo te explica sobre:
- O Que São?
- Como Essa Bolha Acontece?
- O Que Fazer?
O Que São?
Primeiramente, essas bolhas são chamadas de flictenas e acontecem normalmente após uma fratura, geralmente na perna, pé, mão, antebraço, mais comum na região da perna, pé e tornozelo, principalmente lesões de alta energia – acidente automobilístico. Dessa forma, essas bolhas aparecem logo após a lesão em algumas horas, ou até dois a três dias após.
Além disso, o aparecimento dessas bolhas são uma contraindicação para cirurgia se elas estiverem bem no local da incisão. Portanto, se você tiver essas bolhas é melhor esperar elas melhorarem para posteriormente fazer a cirurgia. Pois, se o seu cirurgião fizer a cirurgia com essas bolhas no local da incisão, existe chance de ocorrer uma complicação: infecção, deiscência de sutura por conta dessa lesão.
Como Essa Bolha Acontece?
Primordialmente, essa bolha é uma lesão entre a derme e a epiderme, o que nós chamamos de clivagem da junção dermo-epidérmica e acontece devido ao trauma que ocorreu, então, a derme se desloca da epiderme e forma esse bolha. Lembrando, essa fratura não é só uma fratura no osso e sim envolve tudo envolta, a pele, o tecido subcutâneo, a parte muscular, vascular, neurológica.
Ademais, essa bolha pode se apresentar de duas maneiras. A primeira é um material seroso – um líquido amarelo, sendo uma lesão mais superficial onde só rompeu só algumas células, existe uma teoria que os vasos linfáticos levam o líquido para melhorar essa lesão, normalmente sendo uma lesão apenas superficial. No entanto, existe também a bolha com material sanguinolento, essa é uma lesão mais profunda na pele e tem uma maior taxa de complicação.
O Que Fazer?
Existe dois tipos de tratamentos, dependendo da preferência do seu médico. A primeira coisa é aplicar um curativo estéril na bolha e esperar que ela regrida, é importante que esse curativo não seja aderente para não estourar a bolha na hora de retirar. Por fim, você pode também estourar a bolha de forma estéril, utilizando luva e agulha estéreis, o problema é que pode causar infecção.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Bolhas de Fraturas? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617