O QUE É REDUÇÃO DA FRATURA?
SAIBA SOBRE REDUÇÃO DA FRATURA.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre redução da fratura.
EM RESUMO: Se você quebrou algum osso, ou seja, fraturou, com certeza você já ouviu falar de redução, mas afinal, o que significa redução? O que significa você perder ou manter uma redução? Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, acompanhe esse post até o final.
Esse artigo te explica sobre:
- O Que é Uma Redução?
- 6 Tipos de Redução
O Que é Uma Redução?
Primeiramente, a redução nada mais é do que você colocar o osso no lugar, então, quando você tem uma fratura, o osso pode ter um desvio. Dessa forma, chamamos de fratura sem desvio – quando o osso quebra, mas fica no lugar; fratura com desvio – o osso quebra e afasta um fragmento ósseo do outro, e a redução nada mais é do que a estratégia do seu ortopedista vai utilizar para juntar esse osso novamente.
Além disso, existem várias maneiras para se obter esse objetivo de colocar o osso junto novamente. Dessa forma, perder a redução significa que a estratégia utilizada para o tratamento seja ela um gesso, imobilização, placa ou fio de Kirschner, quando sai do lugar do lugar, significa que você perdeu a redução, isso pode acontecer com o tempo, tipo de fratura e tipo de tratamento.
6 Tipos de Redução
Primordialmente, elas podem ser divididas em 3 grandes grupos com 2 tipos em cada grupo. Sendo assim, o primeiro grande grupo são as reduções que podem ser anatômicas x funcionais, o segundo grande grupo são direta x indireta, e o terceiro: abertas x fechadas. Portanto, a redução anatômica ela é utilizada em fraturas que acontecem na articulação como no joelho, cotovelo, tornozelo, então como o próprio nome já diz, você tem os ossos separados com desvio e a redução anatômica vai unir esses ossos exatamente como eram unidos. Já a redução funcional corrige o alinhamento, altura e rotação, mas o osso não fica unido como era antes – sendo utilizado principalmente em fraturas diafisárias, ou seja, no meio do osso.
Além disso, as reduções diretas são quando seu médico faz uma cirurgia e acessa diretamente o foco de fratura e coloca o osso no lugar. No entanto, as reduções indiretas ocorrem quando seu médico usa uma outra estratégia para conseguir com que ocorra a redução sem acessar o foco de fratura, por exemplo, via tração, instrumentos cirúrgicos e fixadores externos.
Por fim, a redução fechada é quando você faz por uma manobra específica e posteriormente coloca um gesso ou fixador externo. Já a redução aberta ocorre quando você deve acessar o foco de fratura direta ou indiretamente.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Redução de Fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617