FRATURA ÚMERO PROXIMAL: TEMPO DE RECUPERAÇÃO
SAIBA SOBRE TEMPO DE RECUPERAÇÃO FRATURA ÚMERO PROXIMAL.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre tempo de recuperação fratura úmero proximal.
EM RESUMO: Você teve uma fratura conhecida como fratura do úmero proximal? Você quer saber quanto tempo vai demorar para seu osso colar? Então o post de hoje é para você, leia até o final que eu vou te explicar tudo isso.
Esse artigo te explica sobre:
- Fratura Úmero Proximal
- Tratamento e Tempo de Recuperação
Fratura Úmero Proximal
Primeiramente, você sabia que a fratura do úmero proximal é a fratura mais comum que acontece no osso do úmero, aproximadamente 45% das fraturas acontecem nessa parte quando você quebra o úmero. Além disso, é a terceira fratura mais comum em idosos, ficando atrás apenas de fraturas do rádio distal e fraturas no quadril.
Ademais, se você teve uma fratura do úmero proximal, o tempo para seu osso colar é de 6 a 12 semanas, dependendo do tipo de fratura e do tipo de tratamento. Dessa forma, é importante que durante esse tempo de tratamento você seja acompanhado por seu médico e faça as radiografias – a frequência vai depender do tipo de fratura.
Além disso, esse tipo de fratura pode quebrar o osso em quatro partes: cabeça do úmero, grande tuberosidade, pequena tuberosidade e diáfise. Sendo assim, o osso pode quebrar em apenas uma parte ou nas quatro. Portanto, o que vai depender para seu tratamento é se esses fragmentos ósseos vão estar juntos ou separados. Se eles estiverem juntos, normalmente o tratamento é feito de forma conservadora. No entanto, se eles estiverem separados, pode ser que precise de um tratamento cirúrgico.
Tratamento e Tempo de Recuperação
A grande maioria dessas fraturas é tratada apenas com uma tipoia, não precisa colocar nenhum tipo de gesso, apenas a tipoia, e essa tipoia deve ser usada de 6 a 12 semanas até o osso consolidar. Sendo assim, você deve retirar ela apenas para fazer alguns exercícios que seu médico vai te indicar no tempo adequado para cada tipo de exercício.
Além disso, esses exercícios começam normalmente no décimo dia após a fratura e vão evoluindo com o tempo.
Por fim, a cirurgia tem diversas técnicas e implantes cirúrgicos para fazer, isso vai depender do tipo de fratura, pode ser um parafuso, fio de Kirschner, placa ou haste intramedular. Sendo assim, a grande vantagem da cirurgia é fazer com que você movimente mais rápido o seu ombro e perca menos movimento, mas nem sempre isso é verdade, cada caso é um caso. Portanto, a cirurgia não faz o osso colar mais rápido, e sim dá estabilidade para que você possa movimentar ele mais rápido.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Fratura Úmero Proximal? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617