FRATURA EXPOSTA: SAIBA COMO DEVE SER O SEU TRATAMENTO

SAIBA SOBRE FRATURA EXPOSTA.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre fratura exposta.

EM RESUMO: O post de hoje é para você que já teve fratura exposta ou apenas tem curiosidade em saber quais são os tratamentos, problemas e complicações das fraturas expostas, então, leia até o final que vou tirar suas dúvidas.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é Fratura Exposta?
  • Por Que Deve Ser Operado?
  • Tratamento
  • Complicações

 

fratura exposta

O Que é Fratura Exposta?

Uma fratura exposta é quando você quebra um osso e existe uma conexão entre a fratura e o meio externo através de uma ferida na pele.

Por Que Deve Ser Operado?

Primeiramente, se você teve uma fratura exposta você deve ser operado o mais rápido possível, preferencialmente, dentro das primeiras 6 horas depois da fratura, ao chegar no hospital, na primeira hora você já deve receber o antibiótico para prevenir a infecção ou melhorar ela, e o principal para prevenir a infecção é a cirurgia, e antes de operar o seu médico faz uma lavagem em toda área envolta da fratura, com muitos litros de soro fisiológico, isso varia de 10, 15, 20 litros, dependendo da contaminação.

Além disso, o osso lesiona outras partes como pele, músculo, nervo, vaso, então, o cirurgião deve remover toda parte morta que não é mais viável – esse procedimento se chama desbridamento. Sendo assim, no desbridamento você retira toda parte “morta” pois no futuro vai ser fonte de infecção. Dessa forma, aumenta-se um pouco a ferida, mas para você poder ter uma boa recuperação sem infecção.

Tratamento

A fratura exposta é dividida em 3 graus, grau 1, 2 e 3, e o grau 3 é subdividido em a, b e c. O tratamento definitivo com placa, parafuso ou haste compreende as fraturas grau 1, 2 e 3a. Dessa forma, nas fraturas 3b e 3c que são fraturas mais graves e com extensa lesão de pele, utiliza-se o fixador externo e depois se faz o tratamento definitivo.

Além disso, normalmente os fixadores externos ficam em média 2 semanas e durante esse tempo de dois em dois dias é feito um novo desbridamento e nova análise da ferida.

Além disso, pode-se fazer o curativo a vácuo para ajudar na cicatrização de feridas extensas e preencher a parte que foi morta, para posteriormente fazer um enxerto e cobrir a região lesionada. Sendo assim, ele ajuda a formar um tecido de granulação para pegar o enxerto ou o retalho mais facilmente e você ter uma recuperação mais rápida.

Complicações

A principal complicação relacionada a fratura exposta é a infecção aliada ao retardo da consolidação – quando o osso demora mais tempo que o normal para colar. Além da não união (pseudoartrose) – que é quando o osso não cola, normalmente nesse caso o tratamento é mais complexo, com antibiótico e várias cirurgias.

Além disso, a fratura exposta é uma lesão grave, onde além do osso, houve fratura na pele, músculo, tendões, nervos e vasos. Portanto, em alguns casos a amputação pode ser necessária, ou então, mesmo com tratamento adequado, existe alguma sequela e o paciente ter dor crônica, dificuldade para deambular ou deformidade.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Fratura Exposta? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73