FRATURA DE COSTELA: COMO É O TRATAMENTO? É NORMAL DOER?

SAIBA SOBRE FRATURA DE COSTELA.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre fratura de costela.

EM RESUMO: Você bateu o tórax, teve algum acidente de carro ou caiu de alguma altura? Está doendo quando encosta ou para se virar? Dói para respirar? Então, você pode ter tido uma fratura de costela, para saber mais sobre isso, leia até o final.

Esse artigo te explica sobre:

  • Como é Feito o Diagnóstico de Fratura de Costela?
  • Como é Feito o Tratamento?
  • Quando a Cirurgia é Indicada?

 

fratura de costela

Como é Feito o Diagnóstico de Fratura de Costela?

Primeiramente, você normalmente vai sentir uma dor no local onde você bateu e essa dor pode ser localizada em um ponto ou mais. Além disso, você pode ter hematoma, sentir muita dor ao respirar, e dor para movimentar. Dessa forma, isso já caracteriza uma história de trauma, que você deve ter batido, seja por uma batida em algum lugar ou acidente de carro ou uma queda de local alto.

Normalmente a investigação começa fazendo um raio-x, as vezes a radiografia não consegue ver fraturas pequenas ou em determinadas localizações, pois o raio-x é uma imagem em duas dimensões e o tórax é uma estrutura circular e as imagens se sobrepõem. Portanto, se o paciente tiver clínica, muita dor e sinais ou sintoma de alguma outra gravidade, o exame indicado é a tomografia, caso não dê para ver a fratura com o raio-x.

Como é Feito o Tratamento?

Primordialmente, o tratamento vai variar do tipo de fratura e sua localização, normalmente a maioria das fraturas são tratadas de maneira conservadora, ou seja, sem cirurgia. Não se preocupe, não precisa colocar gesso. Infelizmente, é um local onde não tem como mobilizar, pois, você precisa respirar, então sua caixa torácica vai estar sempre expandindo e se você teve a fratura, vai doer. Dessa forma, essa dor costuma durar em média 6 semanas, e existem algumas estratégias que seu médico pode usar para melhorar essa dor como: remédios, fisioterapia, bloqueio no nervo da costela.

Ademais, a anestesia epidural pode ser utilizada quando você tiver internado, medicações intravenosas, fisioterapia respiratória – que é muito importante, pois, com a dificuldade para respirar seu pulmão enche de secreção podendo tornar-se um foco de infecção.

Quando a Cirurgia é Indicada?

Nos últimos 30 anos, foi visto que em alguns casos de fratura de costela, que é o caso de tórax instável, onde temos pelo menos 3 costelas fraturadas em dois pontos cada uma, então temos as costelas se dissociando do tórax, e com a respiração ao invés do tórax expandir, esse fragmento sai e entra, formando um movimento paradoxal. Sendo assim, nesses casos a cirurgia pode ser indicada, pois diminui o tempo de internação e intubação. Dessa forma, essa cirurgia deve ser feita de 4 a 5 dias após a fratura, pois os estudos mostram que o benefício é em até 5 dias, após isso não tem mais vantagem em fazer essa cirurgia.

A cirurgia é a colocação de uma placa específica ou adaptada para costela, onde a cirurgia vai fazer um acesso, e juntar os fragmentos ósseos com a placa, essa placa não precisa estar em todas as costelas, como elas são conectadas por músculos, ao fixar uma costela, a costela de cima e de baixo já vão alinhar e ficar bem fixadas. Além das placas, existem algumas hastes que também servem como uma opção menos invasivas para esse tipo de cirurgia.

Por fim, existe também o dreno de tórax, que é quando você tem junto com a fratura ar no pulmão – chamamos de pneumotórax; ou sangue no pulmão que chamamos de hemotórax, devemos fazer um dreno.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Fratura de Costela? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73