TORCICOLO: COMO CURAR, SINTOMAS, CAUSAS E QUANDO PROCURAR UM MÉDICO

SAIBA SOBRE TORCICOLO.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre torcicolo.

EM RESUMO: Se você sente ou já sentiu uma dor no pescoço, onde um lado ficou todo duro, ou você não conseguia virar o pescoço direito, você pode ter tido um torcicolo, e o post de hoje é sobre esse problema muito comum, portanto, acompanhe ele até o final.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é Torcicolo?
  • Quais São os Sinais e Sintomas do Torcicolo?
  • Quais São as 4 Principais Causas de Torcicolo?
  • Tratamento

 

torcicolo

O Que é Torcicolo?

Primeiramente, o torcicolo nada mais é do que uma contratura muscular da musculatura do pescoço, principalmente de um músculo chamado esternocleidomastóideo, mas também pode acontecer em outros músculos do pescoço.

 

Quais São os Sinais e Sintomas do Torcicolo?

Você vai sentir que uma parte do lado afetado vai ficar bem rígida, geralmente, você vai virar a cabeça pro lado afetado e girar ela para o outro lado, sentindo bastante dificuldade e dor para girar o pescoço, algumas vezes nem vai conseguir fazer esse movimento. Além disso, você não vai conseguir encostar devido a dor, vai ter dificuldade para abaixar a cabeça, para achar uma posição confortável vai doer e incomodar, pode ocorrer dor de cabeça e dor no ombro, além de inchaço na musculatura. Portanto, se você tiver algum desses sintomas ou boa parte deles, é importante você procurar um médico para resolver seu problema.

Quais São as 4 Principais Causas de Torcicolo?

Existem várias causas de torcicolo, mas no post de hoje, vou te falar das quatro principais causas desse problema. Uma das causas mais comuns são as tensões emocionais, o estresse, a ansiedade, e tudo isso pode causar uma contratura muscular devido ao estado neurológico que a pessoa fica, as vezes a perda de um ente querido ou algum problema familiar ou financeiro, pode acontecer de a pessoa desenvolver um torcicolo por conta disso.

Além disso, a segunda causa, também bastante frequente, é uma postura inadequada, seja ela durante o sono, um travesseiro inadequado, posição incorreta, dormir em sofá ou cama que não está acostumado, isso pode causar o torcicolo ou as vezes até no trabalho, ficar muito tempo em frente ao computador sem estar alinhado ao monitor, tudo isso pode causar o torcicolo.

Ainda, a terceira causa que é muito comum, é o movimento brusco do pescoço, seja para olhar alguma coisa, ou durante a pratica de algum esporte, pode ocorrer um tranco e fazer com que você tenha uma contratura muscular.

Por fim, a quarta e última causa muito comum, são as hérnias de disco, e alguns problemas da coluna cervical que podem causar dor e a pessoa pode acabar desenvolvendo o torcicolo que é uma maneira com que o corpo faça com que você movimente menos esse pescoço e doa mais.

Tratamento

Existem várias causas para o torcicolo e o tratamento vai depender da causa desse torcicolo, mas existem alguns princípios básicos que servem para todo o tipo de torcicolo, um deles, é o uso de colar cervical – que ajuda a manter a posição do pescoço e que o músculo possa relaxar e tem uma melhora significativa da dor, é importante que você não fique mais de 10 dias com esse colar cervical e que sejam feitas outras medidas para solucionar o seu problema, dentre elas, é o uso de remédios, são eles analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos e ansiolíticos, todos esses remédios podem ser combinados de uma forma ou de outra para resolver seu problema.

Além disso, compressas de água morna na região cervical também ajuda muito, deve ser feita no local, de 20 a 30 minutos de 4 a 5 vezes ao dia, outra dica importante, é na fase aguda, quando seu pescoço está bem rígido, é não massagear, pois pode estimular ainda mais a musculatura e agravar a sua dor, portanto, evite massagear durante os quatro primeiros dias. Nesse sentido, a correção da postura ao ler, utilizar o computador, ao dormir, assistir televisão ajuda muito, devemos manter o ombro e o pescoço retos para que melhore esse problema e ele não ocorra novamente.

Por fim, a fisioterapia com fortalecimento dessa musculatura, alongamento e melhora dessa postura é importante para melhorar o seu quadro. Em alguns casos específicos a cirurgia da região cervical pode ser indicada. Vale ressaltar, que esse post tem o intuito de te explicar o problema, então, o ideal é que você não se automedique, não tente tratar em casa, e sim procurar um médico. Pois existem algumas condições que simulam o torcicolo, mas podem ser graves como tumores e meningite.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Torcicolo? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73