LUXAÇÃO DE COTOVELO

SAIBA SOBRE LUXAÇÃO DE COTOVELO.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre luxação de cotovelo.

EM RESUMO: Você já ouvir falar de luxação de cotovelo? Já teve essa lesão? Quer saber mais sobre isso? Acompanhe o post até o final que vou te explicar tudo sobre isso.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é Luxação de Cotovelo?
  • Anatomia do Cotovelo
  • Como Acontece?
  • Como Saber se Saiu do Lugar?
  • Tratamento
  • Complicações

 

luxação

O Que é Luxação de Cotovelo?

Primeiramente, a luxação do cotovelo ocorre quando a articulação do cotovelo sai do lugar, ela pode acontecer de duas maneiras: a luxação posterior – é a mais comum e ocorre quando o osso “saí para trás”; e a luxação anterior – que é a menos comum e ocorre quando o osso “saí para frente”. A luxação posterior ocorre em 80 a 90% dos casos enquanto a luxação anterior ocorre apenas em 10% dos casos. É importante dizer que qualquer luxação de articulação, inclusive a do cotovelo, é uma emergência ortopédica e deve ser procurado um hospital ou um médico ortopedista o mais rápido possível para essa articulação ser colocada no lugar.

Além disso, essa luxação ocorre geralmente quando o paciente caí com o braço esticado ou quando o cotovelo está esticado ou então quando o paciente está com o braço dobrado e sofre um trauma. Uma outra forma de dividir esse tipo de luxação é em simples e complexa, as luxações simples ocorrem quando há o deslocamento do cotovelo e lesão ligamentar, no entanto, não ocorre fratura. Já as luxações complexas acontecem quando o cotovelo sai do lugar e existe uma fratura.

Anatomia do Cotovelo

Primeiramente, o cotovelo têm três articulações em uma só, ele tem a articulação entre o úmero e o osso da ulna (olecrano), articulação entre o úmero e o rádio, e existe a articulação entre o rádio e a ulna. Dessa forma, essas três articulações funcionam juntas tanto para esticar o braço quanto para flexionar o braço ou então para fazer o movimento de pronosupinação. Além dos ossos, é importante você saber que existem ligamentos que seguram essa articulação e quando ocorre a luxação, esses ligamentos normalmente são rompidos, deixando o cotovelo instável causando dor e dificuldade para realizar os movimentos. Por fim, existem músculos, nervos e artérias que passam envolta desse cotovelo, e podem ser lesionados ou ficar entre um osso e outro.

Como Acontece?

Normalmente, quando você tem um acidente ou uma queda e tem uma luxação de cotovelo, você vai sentir uma dor bem grande no cotovelo, ele vai ficar inchado, e ele vai ficar apenas em uma posição (normalmente meio esticado) e você não vai conseguir fazer nenhum tipo de movimento. Além disso, quando existe uma lesão em um nervo ou vaso, você pode ter também sintomas neurológicos, dormência, diminuição da perfusão da mão (mão fica branca ou roxa) e nesses casos você deve ir o mais rápido possível ao médico.

Como Saber se Saiu do Lugar?

Ao chegar no pronto-socorro, o seu médico vai te examinar, e ele vai confirmar o diagnóstico através do Raio-X de cotovelo, ele é importante para ver o tipo de luxação que você teve, pois cada tipo vai ter uma manobra específica para poder coloca-lo no lugar. Além disso, é importante verificar se não há fraturas, pois, caso tenha, não vai ser possível resolver apenas com a manobra e vai ser necessária a cirurgia. Além da radiografia, em lesões onde se tem fraturas bem pequenas que não se consegue se visualizar pela radiografia simples, pode-se fazer uma tomografia computadorizada para melhor análise.

Tratamento

Primeiramente, fazemos a manobra de redução que é colocar a articulação novamente no lugar – normalmente é feita com o paciente deitado de barriga para baixo ou de barriga para cima, onde o médico vai fazer a estabilização e colocar o cotovelo no lugar. Esse procedimento geralmente é feito com sedação, ou em caso de urgência muito grande, uma luxação que já tem problema neurológico ou vascular, ele pode ser feito no departamento de emergência.

Além disso, depois de colocar o membro no lugar, o médico precisa verificar se está estabilizado, portanto, ele vai fazer radiografias em diversas posições para analisar a estabilidade do cotovelo. Dessa forma, caso verifique instabilidade, existe outras formas de tratamento, como imobilização, cirurgia e fixadores externos.

Por fim, no caso da articulação simples, após a manobra de redução, fazemos a imobilização normalmente por uma ou duas semanas e depois substituída por um imobilizador articulado por 6 semanas que mantém o cotovelo no lugar, mas permite uma movimentação para fisioterapia, mas isso vai depender de cada caso, de onde você está tratando e da sua lesão.

Complicações

Por fim, o cotovelo é uma região muito complicada para tratar, por tanto as complicações são muito comuns, como a rigidez articular – quando o cotovelo fica duro, geralmente ocorre em luxações complexas. Por isso, muitas vezes o melhor tratamento é fazer uma cirurgia precoce para que você possa recuperar a movimentação precocemente.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Luxação de Cotovelo? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73