FRATURA DIAFISÁRIA | Úmero, Braço e Ombro – Informações Importantes
SAIBA SOBRE FRATURAS DIAFISÁRIAS NO ÚMERO.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as fraturas diafisárias no úmero.
EM RESUMO: Você teve uma fratura no meio do braço? Na parte da diáfise do úmero? Quer saber quanto tempo seu osso vai demorar para colar? Então leia o post até o final que vou te explicar tudo.
Esse artigo te explica sobre:
- Fratura Diafisária – Tratamento Conservador
- Tratamento Cirúrgico
Fratura Diafisária – Tratamento Conservador
Primeiramente, vamos falar das fraturas que ocorrem no meio do úmero, que nós chamamos de diáfise, essas fraturas podem ser tratadas de duas maneiras – conservadora, ou seja, sem cirurgia; e a outra é com cirurgia. Sendo assim, o tratamento sem cirurgia demora de 2 a 3 meses para seu osso colar, então você normalmente vai ser imobilizado com o que nós chamamos de pinça de confeiteiro ou uma tala em U, que vem do ombro até o cotovelo, passa o cotovelo e retorna para axila, dessa forma, essa tala imobiliza o ombro e a própria gravidade com o peso do gesso, puxa o cotovelo para baixo, fazendo com que o osso alinhe e mantenha o alinhamento para ocorrer a consolidação, passado 1 ou 2 semanas dependendo do caso, você vai trocar por uma órtese que vai fazer a compressão dos fragmentos até o osso colar.
Além disso, nesse período você vai evitar elevar o braço, fazendo apenas os movimentos do cotovelo, do punho e da mão e vai fazer os acompanhamentos com o médico para fazer as radiografias e verificar se está havendo a consolidação óssea. Entretanto, nem todas as fraturas podem ser tratadas assim, vai depender do tipo de fratura, da altura dela na diáfise, fraturas que ocorrem muito em cima, tem a axila, e então o gesso não funciona muito bem para esse tipo de fratura porque ele não consegue juntar os fragmentos, algumas fraturas mais complexas com fraturas transversas também não dá para fazer esse tratamento conservador, por fim, vai depender também, se o paciente tem alguma doença, para saber se o tratamento vai ser com ou sem cirurgia.
Tratamento Cirúrgico
Outro ponto importante, é o tratamento cirúrgico, ele pode ser feito com placa ou parafuso, existem vários tipos de acesso que vai depender do tipo de fratura, se teve lesão do nervo radial que também é muito comum nesse tipo de fratura que acontece mais na parte distal da diáfise do úmero ou então ele pode ser feito com a haste intramedular, isso vai depender do tipo de fratura, da experiência do seu cirurgião, do acesso ao implante que você tem no hospital.
Por último, a cirurgia não vai fazer o seu osso colar mais rápido, ele vai demorar de 2 a 3 meses para colar, porém, a grande vantagem da cirurgia é que você consegue movimentar o cotovelo e todo seu ombro para você não perder essa parte do movimento, isso não significa que com o tratamento conservador você vai perder, no entanto, a chance de isso ocorrer é maior. Portanto, a cirurgia faz com que o osso fique mais reto e com uma estética melhor, pois o úmero é um osso que aceita bastante desvio, então com o tratamento conservador pode ocorrer um pouco de desvio.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Coloquei Placa, Haste ou Parafuso: Preciso de Uma Nova Cirurgia?
Coloquei Placa: Vai Apitar no Detector de Metal?
Como Ocorre a Consolidação Óssea?
Como Saber Se Seu Osso Esta Colando?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Fratura Diafisária do Úmero? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617