4 INDICAÇÕES RELATIVAS PARA RETIRADA DO IMPLANTE
SAIBA SOBRE AS 4 INDICAÇÕES RELATIVAS PARA RETIRADA DO IMPLANTE.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as 4 indicações relativas para retirada do implante.
EM RESUMO: Você teve uma fratura e precisou colocar implante ortopédico? Placa, haste ou parafuso? Você quer saber se precisa fazer uma nova cirurgia para retirar esse implante? No post de hoje, vou te falar as quatro indicações relativas para retirada do implante – essas são indicações que nem sempre realmente precisam e vão resolver o seu problema, mas devem ser consideradas individualmente.
Esse artigo te explica sobre:
- Retirada do Implante
- Fratura Perto do Implante ou Refratura
- Implante Doloroso
- Alergia a Metal
- Risco de Câncer
Retirada do Implante
Primeiramente, apesar da retirada do implante ortopédico ser muito comum, ele não é uma rotina, ou seja, você não precisa retirar sempre a placa, haste ou parafuso, existem indicações específicas, cada caso deve ser individualizado. Além disso, não existem muitos dados sobre a cirurgia de retirada de implante, por isso, ela deve ser sempre muito bem analisada e conversada com o paciente para verificar as expectativas e os resultados que de fato vão ter com essa nova cirurgia – pois a cirurgia de retirada é muitas vezes mais difícil que a colocação, existe risco de quebrar o implante, quebrar novamente o osso, ter uma lesão vascular ou uma lesão no nervo e até de ter um problema com a ferida ou infecção.
Fratura Perto do Implante ou Refratura
Quando ocorre a fratura perto do implante ou uma refratura, isso significa que a fratura não consolidou ou então que a placa ou material ortopédico não foi adequadamente escolhido ou colocado, ou então ocorreu uma força na parte próxima do implante e com isso teve essa fratura – nesse caso normalmente precisa de cirurgia para substituir a placa ou trocar a placa por uma haste, isso vai depender de cada caso, da região e do material que está envolvido.
Implante Doloroso
Além disso, outra causa de retirada é o material de síntese doloroso, ou seja, é dor que você sente por causa da placa, da haste ou do parafuso que está te incomodando, isso pode ser recomendação para que você retire o material, mas não necessariamente você vai ter uma melhora dessa dor, por isso, deve ser muito bem avaliado e conversado com o paciente, pois é uma nova cirurgia, o trauma cirúrgico é maior e não traz benefício.
Alergia a Metal
Além do mais, a terceira causa é a alergia ao metal, não é uma causa muito comum, acontece principalmente em pessoas que tem alergia a metal, se é o seu caso, com o material ortopédico você pode desenvolver uma reação inflamatória crônica, dessa forma, mesmo com a consolidação da fratura, você sente que a fratura não colou, fica inchado, e pode ser necessária a retirada do implante, isso não é comum, é bem raro, mas pode acontecer.
Risco de Câncer
Por fim, a última causa é o risco de câncer, existe uma teoria que o implante ortopédico vai causar uma reação inflamatória crônica e com isso a proliferação de células e o desenvolvimento de um câncer, isso não é regra. Sendo assim, a literatura médica mostra que não acontece e se acontece é na grande minoria dos casos, é extremamente raro, e normalmente não se indica a retirada do material por conta disso.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Coloquei Placa, Haste ou Parafuso: Preciso de Uma Nova Cirurgia?
Coloquei Placa: Vai Apitar no Detector de Metal?
Como Ocorre a Consolidação Óssea?
Como Saber Se Seu Osso Esta Colando?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Retirada de Placa, Parafuso ou Haste? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617