6 DICAS PARA PREVENIR A SÍNDROME DA PEDRADA
SAIBA SOBRE 6 DICAS PARA PREVENIR A SÍNDROME DA PEDRADA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre 6 dicas para prevenir a Síndrome da Pedrada.
EM RESUMO: A síndrome do tenista é uma ruptura muscular que causa muita dor. Por isso, para prevenir a síndrome da pedrada, é importante realizar algumas ações que diminuem as chances de uma lesão muscular.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a Síndrome da Pedrada?
- 6 Dicas para Prevenir a Síndrome da Perna do Tenista
O que é a Síndrome da Pedrada?
A Síndrome da Pedrada ou Perna do tenista é uma ruptura parcial do Triceps Sural que é um músculo da panturrilha. Dessa forma, a pessoa pode ter essa síndrome principalmente durante a realização de uma atividade física. Assim, quando a pessoa tiver irá sentir fortes dores na panturrilha, impedindo a realização de atividades que envolvem, poderá formar um hematoma no local e a região ficará dura.
6 Dicas para Prevenir a Síndrome da Perna do Tenista
Saiba que não é 100% eficaz a prevenção, pois pode acontecer, porém seguindo as dicas abaixo, é possível diminuir drasticamente as
chances de ter a síndrome da perna do tenista.
- A primeira dica é realizar um aquecimento antes de realizar a atividade física. Seja com corridas, alongamentos e sprints (percorre uma distância curta).
- A segunda dica é aumentar a intensidade do do exercício gradualmente.
- A terceira dica é vestir roupas adequadas para a condição climática atual para realizar a atividade física. Por exemplo, quando está muito frio, sem a roupa adequada irá prejudicar o aquecimento e a ativação muscular, podendo lesionar algum músculo e aumentar chances da síndrome da pedrada.
- A quarta dica é estar atento ao tênis do qual está utilizando, para que seja adequado para a atividade. Por exemplo, durante uma corrida, é importante um tênis adequado para o amortecimento e desgaste menor das articulações.
- A quinta dica é estar com o músculo relaxado e efetuar massagens caso esteja tenso, dolorido ou duro.
- A sexta dica para prevenir a síndrome é manter os músculos da panturrilha sempre fortes e com programas de treinamentos na panturrilha. Portanto, o repouso também é de suma importância, para que o músculo sempre se recupera após a realização de uma atividade física. Por fim, a alimentação adequada faz grande diferença na prevenção da síndrome da pedrada e outras lesões.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Distenção muscular: O que é?
Cross Education o exercício para não perder massa muscular
Quantas Sessões de fisioterapia para Pé e tornozelo
Musculação infantil pode ou não pode?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Alguma das Dicas Para Prevenir a Síndrome da Pedrada? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617