FIXADOR EXTERNO: CUIDADOS NECESSÁRIOS.
SAIBA SOBRE OS CUIDADOS COM FIXADOR EXTERNO.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os cuidados com fixador externo.
EM RESUMO: Como manter as feridas limpas? Como diminuir o risco de complicações? Acompanhe o post até o final que vou tirar suas dúvidas.
Esse artigo te explica sobre:
- Fixadores Externos
- Como Limpar os Fixadores Externos?
Fixadores Externos
Primeiramente, os fixadores externos, estão em contato com o osso através de fios, portanto, toda e qualquer inflamação ou infecção, interfere diretamente na estabilidade da montagem uma vez que o fio pode perder a tensão e o pino pode iniciar um processo de afrouxamento, levando um ciclo vicioso de aumento de mobilidade do elemento de fixação que piora a infecção e isso chega ao um limite onde você precisa tirar aquele elemento.
Além disso, a complicação mais frequente da fixação externa é infecção manter uma boa higiene e um ótimo cuidado ajuda a evitá-la, apesar de não ser uma completa garantia de que não haverá intercorrências durante todo o tratamento é conhecido que um bom cuidado do fixador leva a uma diminuição destas complicações, sendo assim, o cuidado começa com a separação dos materiais a serem utilizados: par de luvas de procedimento, pacote de cotonetes, copo com soro e alguns pacotes de gaze e faixa crepe.
Como Limpar os Fixadores Externos?
Vamos iniciar com uma boa lavagem das mãos, deixando não só as unhas livres de impurezas bem como toda a mão limpa, lembre-se de utilizar sabão neutro e papel toalha para secar as mãos, calce as luvas e após isso evite tocar nas partes externas do fixador, dessa forma, inicie a limpeza, nas entradas dos fios e pinos com uma leve massagem local retirando todo o acúmulo de impurezas, esse processo é muito importante para retirar aquelas casquinhas e acúmulo de sujidades locais, o próximo passo é utilizar o cotonete embebido em soro fisiológico, é importante retirar todas as impurezas ali postas, limpando ferida por ferida.
Dessa forma, após retirar tudo com o cotonete embebido em soro, deve-se secar com cotonete seco, após todos os elementos e feridas estiverem limpos e secos, livres de sujeira, devemos fechar os locais com as gases, dentro de casa é possível manter as feridas arejadas, desde que seja um local livre de poeira, sem animais por perto, as gazes devem ser colocadas de forma delicada, apenas cobrindo a região sem ser pressionadas, por fim, se deve cobrir o fixador com uma faixa crepe a fim de ser uma barreira contra poeira e outras impurezas.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Cuidados Necessários com Fixador Externo? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617