CROSSFIT: 5 DICAS PARA PREVENIR LESÃO!
SAIBA COMO PREVENIR LESÃO NO CROSSFIT.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre dicas para prevenir lesão no crossfit.
EM RESUMO: Se você pratica crossfit, com certeza já se machucou, sentiu alguma dor ou conhece alguém que tem alguma lesão por praticá-lo, nesse artigo darei 5 dicas para evitar essas lesões.
Esse artigo te explica sobre:
- Dica 1: Atenção Iniciantes!
- Dica 2: Frequência!
- Dica 3: Escolher bem!
- Dica 4: Limite!
- Dica 5: Dor!
Dica 1: Atenção Iniciantes!
Primeiramente, a taxa de lesão é alta nos primeiros seis meses de prática devido ao excesso de carga, movimento repetitivo e execução errada do movimento. Portanto, no início é importante focar no movimento coreto e depois aumento de carga e intensidade. Sendo assim, não se compare as outras pessoas que já fazem a mais tempo, pois, eles conseguem carregar mais peso, fazer movimentos mais complexos e têm uma consciência corporal maior que a sua.
Dica 2: Frequência!
Em segundo, é importante se atentar a maneira e a frequência, ou seja, a quantidade de vezes que você faz crossfit durante a semana, quanto mais vezes você fizer menor é o número de lesão, isso é o que os estudos dizem, a maioria dessas lesões acontece com atletas que fazem de uma a duas vezes por semana e acima de três vezes por semana o número de lesões é bem menor
Dica 3: Escolher bem!
Além disso, é muito importante prestar atenção no local de escolha, atitudes dos professores e número de alunos em cada horário. Pois, a presença de um profissional atencioso e que corrige seus alunos durante a execução do movimento, também ajudou a diminuir o número de lesões, portanto, fique atento e procure academias com professores atenciosos e certificados.
Dica 4: Limite!
Ademais, você deve ficar alerta com seu limite, não passe do seu limite toda vez até a exaustão, o crossfit é uma modalidade de alta intensidade, mas quem determina ela é você, é no final do treino, no ápice da adrenalina e cansaço que as principais lesões costumam acontecer. Dessa forma, lembre-se que você compete contra você mesmo e com mais ninguém.
Dica 5: Dor!
Por fim, a última dica é em relação a dor, que é um sinal que algo está errado, uma coisa é cansaço e exaustão, outra é dor no ombro, joelho, tornozelo e na lombar. Portanto, se você está com dor, pare a execução do movimento e não force para superar essa dor e procure um profissional para investigar o que está acontecendo. Pois, a maioria das lesões no início podem ser tratadas com repouso e com correção do movimento. Lesões mais graves podem necessitar de cirurgia ou até que você fique impedido de realizar alguns movimentos ou a prática do crossfit como um todo.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Crossfit: Dor, Lesão ou Incômodo no Joelho!
Fratura de Patela – o que é? como ocorre? quais os tipos?
5 Exercícios para Fortalecer o Pé e o Tornozelo
Câimbras – Saiba o que é e como prevenir
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre As 5 Dicas Para Prevenir Lesão no Crossfit? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617