FRATURA: ACOMPANHAMENTO MÉDICO!
UM POUCO SOBRE O ACOMPANHMENTO MÉDICO APÓS UMA FRATURA!
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o acompanhamento médico após uma fratura!
EM RESUMO: Se você teve uma fratura com certeza sabe que em somente uma consulta médica não é possível resolver o seu problema. As consultas médicas de acompanhamento na ortopedia para o tratamento das fraturas são essenciais para que você tenha o melhor resultado.
Esse artigo te explica sobre:
- Fraturas Tratadas com Gesso;
- Fraturas Tratadas com Cirurgia;
- Importância do Acompanhamento Médico;
Fraturas Tratadas com Gesso
Normalmente o retorno é com uma, duas, quatro e seis semanas da fratura. Então, nesse período serão feitas as radiografias da sua fratura para ver se o gesso está mantendo a redução e está tudo normal. Dessa forma, caso esteja tudo normal, o gesso será mantido até a sexta ou oitava semana dependendo do grau da fratura. Com esse tempo, normalmente já é possível ver a formação do calo ósseo no raio X, então seu gesso é retirado e é feita uma nova radiografia para poder ver corretamente no raio X sem o gesso.
Em seguida, o gesso pode ser retirado definitivamente e você liberado para pisar e começar sua reabilitação com fisioterapia, ou ele pode ser recolocado ou trocado o tipo de mobilização para uma bota ortopédica por exemplo, para que você possa voltar a andar com ela ou manter a imobilização em repouso. No entanto, tudo vai depender de como vai estar a recuperação da sua fratura.
Posteriormente, você deve fazer retornos mensais ou trimestrais para avaliação de sua reabilitação até o retorno a sua vida normal. Outro ponto importante, é que você consulte seu médico anualmente ou com uma certa periodicidade para analisar o risco de alguma sequela ou então você recebe alta que deve acontecer em média de quatro a seis meses após a sua fratura se tudo ocorrer bem. Porém, vale ressaltar, que estou falando de forma geral, em alguns casos não é necessário ir tantas vezes no médico.
Fraturas Tratadas com Cirurgia
Normalmente o acompanhamento é feito após a alta do hospital onde você vai retornar duas semanas depois da cirurgia para avaliação da ferida e retirada dos pontos. Porém, em alguns casos como fraturas expostas e lesões mais graves de partes moles, o acompanhamento pode ser feito semanalmente ou até de dois em dois dias para avaliar a ferida. Em seguida, após esse tempo, você retorna ao médico com seis semanas depois da fratura e depois com doze semanas.
Após a décima segunda semana, a fratura provavelmente já consolidou e você deve retornar de três em três meses ou dois em dois meses dependendo do seu caso para a avaliação médica. Pois, se você operou, normalmente o seu movimento já é liberado e além do médico você precisará acompanhar também com fisioterapeuta para fazer os exercícios e recuperar a movimentação e mobilidade.
Como em toda cirurgia, existe a possibilidade de complicação. São exemplos de complicação: infecção da ferida, falha do material de síntese, deiscência de sutura, trombose, artrose pós-traumática, entre outros. Falha do material de síntese é quando o parafuso ou a placa quebra. Deiscência de sutura é quando ocorre abertura dos pontos. Muitas vezes se você tiver uma complicação você vai ter que voltar antes ao médico.
Importância do Acompanhamento Médico
Como você pode perceber, é preciso ir ao médico com certa periodicidade. Por isso, se você tem problema de deslocamento, é importante fazer esse acompanhamento, mesmo que seja online. Pois, durante a pandemia o conselho de medicina autorizou a consulta médica online.
Além disso, a recuperação é um processo trabalhoso e demorado, e não acontece do dia para noite. Portanto, é necessário que você tenha paciência e siga as orientações do seu médico para facilitar esse período.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Nariz: Como é o Tratamento!
Exercícios para Recuperação da Fratura do Fêmur.
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura.
Tipos de Fratura: Saiba qual é a Sua!
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre o Acompanhamento Médico Após Uma Fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617